John Madden, Hall da Fama da NFL e comentarista de TV, morreu nesta terça-feira (28), aos 85 anos. O anúncio foi feito pela principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, que não divulgou a causa da morte.
Madden ganhou notoriedade após seus 10 anos à frente do Oakland Raiders, chegando a sete jogos pelo título da AFC e vencendo o Super Bowl após a temporada de 1976. Ele compilou um recorde da temporada regular 103-32-7 e sua porcentagem de vitórias, 759, é a melhor entre os treinadores da NFL com mais de 100 jogos.
> Veja as equipes que garantiram vaga nos playoffs da NFL neste final de semana
> Ligas esportivas dos EUA sofrem para conter surtos de covid-19
Mas foi seu trabalho após se aposentar prematuramente como técnico aos 42 anos que fez Madden ser realmente um nome lendário. Ele educou uma nação do futebol americano nas transmissões das partidas. Durante os jogos foi um vendedor onipresente de restaurantes, lojas de ferragens e cerveja; tornou-se o rosto do "Madden NFL Futebol", principal jogo de videogames da modalidade.
Acima de tudo, Madden foi o principal analista de esportes de televisão nos Estados Unidos em seus mais de 30 anos de trabalho, ao conquistar 16 prêmios Emmy e cobrir 11 Super Bowls para quatro redes de TV entre 1979 e 2009.