Philippe Coutinho é anunciado por grande da Premier League e deixa o Barcelona
Brasileiro fez história no futebol inglês quando jogava pelo Liverpool
E a manhã desta sexta-feira começou movimentada com a primeira das grandes transferências da janela de inverno no futebol europeu. O meia brasileiro Philippe Coutinho acertou sua volta para a Premier League e defenderá o seu sétimo clube na carreira.
> Haaland decide entre Barcelona e Real Madrid, diz portal espanhol
> Novo maestro? Vasco encaminha contratação de novo camisa 10 para 2022; veja quem
Trata-se do Aston Villa, tradicional e vencedor clube inglês onde Coutinho poderá reencontrar um velho conhecido, o agora treinador Steven Gerrard, que foi companheiro e capitão do brasileiro nos tempos que passou no Liverpool.
Aliás, são esses tempos que tanto o novo clube como jogador miram para firmar a nova parceria. Coutinho era um dos principais jogadores não só da liga, como do mundo, quando atuava no futebol inglês, o que lhe rendeu uma valorização que fez com que o Barcelona pagasse 130 milhões de euros (R$ 527 milhões na cotação da época) para contratar o jogador em 2018, na terceira contratação mais cara da história.
A nova passagem de Coutinho pela Inglaterra será de, pelo menos, 6 meses, já que o Aston Villa acertou seu empréstimo junto ao Barcelona até o 30 de junho deste ano, 2022, quando se encerra a atual temporada.
A chegada dele ao clube frustra alguns times brasileiros, como o Palmeiras, que tentavam a contratação do jogador, após supostos pedidos do mesmo para voltar ao Brasil.
O Aston Villa é 13° colocado da Premier League com 22 pontos e passa longe de brigar por competição europeia na atual tabela. Philippe Coutinho vem para suprir a lacuna deixada por Jack Grealish, destaque do time nas últimas temporadas e que se transferiu para o Manchester City no começo desta. Ambos atuam na mesma faixa de campo e possuem características similares.
> Presidente do Palmeiras revela estratégia para contratar 'camisa 9'; confira
> Hernanes abre o jogo sobre não renovação com Sport; veja a justificativa do Profeta
> Santa Cruz: Morre aos 86 anos João Caixero, ex-presidente e um dos maiores abnegados do clube
No novo clube, Coutinho pretende não só recuperar o bom futebol em clubes, mas garantir a vaga na Copa do Mundo de 2022 com a Seleção Brasileira. Embora tenha sido convocado nos últimos compromissos, o brasileiro perdeu espaço e não é visto como merecedor de uma vaga na equipe de Tite por alguns torcedores.