O mercado de transferências se agita a cada semana que passa e, agora, foi a vez de uma promessa da Seleção Brasileira mudar de clube. Se comparada à expectativa gerada quando "explodiu" para o mundo, o destino do jogador de 24 anos acaba surpreendendo.
> Saiba onde assistir ao vivo Barcelona x Real Madrid pela Supercopa da Espanha
> A pedido de Rogério Ceni, São Paulo mira xerife do Flamengo; saiba quem
Segundo o renomado jornalista italiano, Fabrizio Romano e o jornal holandês De Telegraaf atacante David Neres acertou sua saída do Ajax para o Shakthar Donetsk por 15 milhões de euros (R$ 95,1 milhões na cotação atual), valor bem abaixo dos 40 milhões de euros que, segundo o Daily Mail, o Borussia Dortmund teria oferecido pelo jogador em 2019.
O destino também não condiz com o que se especulava após a brilhante campanha do brasileiro na Champions League daquela temporada, onde marcou dois gols e deu duas assistências na campanha holandesa que eliminou Real Madrid, Juventus e que parou na semifinal contra o Tottenham, onde David Neres foi desfalque.
O atacante, então com 22 anos, chamou a atenção do mundo e esperava-se que tal como De Jong, De Ligt, van de Beek e Ziyech, que foram para Barcelona, Juventus, Manchester United e Chelsea, respectivamente, também se transferisse para um gigante europeu.
O desempenho lhe rendeu a convocação e a titularidade na Seleção Brasileira, sem Neymar, lesionado, no início da Copa América de 2019, onde acabou perdendo espaço para Everton Cebolinha.
- Jogos de hoje da NBA: saiba onde assistir ao vivo as partidas desta quarta (12 de janeiro de 2022)
- A pedido de Rogério Ceni, São Paulo mira xerife do Flamengo; saiba quem
- Entenda qual a versão de Novak Djokovic para polêmica envolvendo crianças e qual sua real situação no Australian Open
- Inter de Milão x Juventus: Saiba onde assistir ao vivo decisão pela Supercopa da Itália
- NBA: Confira a classificação atualizada da temporada 2021/2022
- Santa Cruz confirma casos de covid-19 no elenco; confira
- Copa do Nordeste 2022: siga as notícias em tempo real da Copa dos Clássicos
- Pouco famoso no Brasil, ex-Sport se destaca e tenta ajudar bilionário Newcastle
E se uma lesão lhe rendeu a titularidade no time de Tite, também foram lesões que atrapalharam o desenvolvimento do jogador. Ele praticamente não jogou na temporada 2019/20, ficando 249 dias sem jogar por uma lesão no joelho. Na temporada seguinte, com uma nova lesão, agora no tornozelo, ficou 43 dias afastado.
A situação o fez, naturalmente, perder espaço nas escalações de Erik Ten Hag, treinador do Ajax. Com a chegada e ascensão meteórica de Antony, David Neres atuou apenas 5 vezes como titular pelo time holandês, que deve buscar a contratação de Bergwijn, junto ao Tottenham, pro lugar do brasileiro.
O contrato de Neres ia até junho de 2023, mas não se tem informação de até quando vai o vínculo que será assinado com o Shakthar. O São Paulo deve receber cerca de R$ 2,8 milhões por ser o clube formador.