A Copa do Mundo 2022 tem mais uma seleção classificada! Trata-se do Irã, que venceu o Iraque por 1 x 0 pela 7ª rodada das Eliminatórias e garantiu uma das duas vagas do Grupo A.
A vitória veio em casa com gol de Taremi, atacante do Porto, de Portugal, no começo do segundo tempo, mais exatamente aos 2 minutos da etapa final.
Com o resultado, os iranianos chegam aos 19 pontos e não podem mais ser alcançados pelos Emirados Árabes Unidos, que soma 9 pontos e ocupa a 3ª colocação.
A Coreia do Sul, com 17, é a segunda colocada e deve ficar com a segunda vaga.
Esta será a sexta Copa do Mundo do Irã, que nunca conseguiu avançar da fase de grupos. A equipe também é a primeira equipe asiática a se classificar para o mundial de 2022, à exceção, claro, do Catar, que participa por ser o país-sede.
Pelos critérios do sorteio, o Irã pode ser adversário da Seleção Brasileira já na fase de grupos em novembro.
CONFIRA TODAS AS SELEÇÕES CLASSIFICADAS PARA A COPA DO MUNDO 2022
- Catar: PAÍS-SEDE
- Alemanha
- Dinamarca
- Brasil
- França
- Bélgica
- Croácia
- Sérvia
- Espanha
- Inglaterra
- Suíça
- Holanda
- Argentina
- Irã
MAIS TRÊS PODEM CLASSIFICAR
Além das 14 classificadas, outras três podem carimbar o passaporte nesta Data Fifa de janeiro / fevereiro.
Com a repescagem na Europa marcada apenas para março e com a seleções africanas em meio à disputa da Copa Africana de Nações, apenas países da América do Sul (Conmebol), Ásia (AFC) e Américas Central e do Norte (Concacaf) entrarão em campo nesta Data Fifa.
Algumas delas poderão garantir sua vaga já agora, veja quais:
Equador
O adversário da Seleção Brasileira nesta quinta-feira (27) está com a vaga para a sua quarta Copa do Mundo bastante bem encaminhada.
O Equador é o 3° colocado nas Eliminatórias com 23 pontos, 6 a mais que o Peru, primeiro time fora da zona de classificação e próximo adversário equatoriano.
Restando quatro rodadas para o fim, caso vença as duas partidas, o Equador chegaria aos 29 pontos e garantiria sua vaga, embolando ainda mais a briga entre Peru, Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai, que brigariam pela última vaga direta.
Coreia do Sul
A equipe do astro do Tottenham, Heung-min Son, também está no Grupo A nas Eliminatórias Asiáticas e também pode garantir sua vaga.
Com 15, terá que vencer Líbano e Síria ou torcer pelo tropeço dos Emirados Arábes Unidos em um das suas duas partidas para ficar com a vaga. Caso não a consiga hoje, dificilmente não a conseguirá depois, a diferença para os EAU é de 9 pontos, restando 4 jogos.
Arábia Saudita
Presente na Copa de 2018 depois de ausências em 2010 e 2014, a Arábia Saudita tem uma missão complicada.
Embora lidere o Grupo B das Eliminatórias Asiáticas com 16 pontos, é seguida de perto pelas duas seleções favoritas a ficar com as vagas: Austrália e Japão.
Para garantir a classificação, os sauditas têm que vencer Omã, depois vencer o confronto direto com os japoneses, no Japão, e ainda torcer por um tropeço da Austrália.
Américas do Norte e Central e África
Como podemos ver, das quatro possíveis classificadas, nenhuma será da Concacaf. As Eliminatórias por lá estão em sua fase final, mas ainda restam 6 jogos e a classificação está bastante embolada.
São quatro vagas, sendo três diretas e uma na repescagem, que no momento ficariam com Canadá, líder com 16 pontos, Estados Unidos, com 15, México e Panamá, com 14.
Costa Rica, com 9 pontos, Jamaica, com 7 e El Salvador, com 6, correm por fora pela vaga direta e brigam também pela vaga na repescagem. Honduras, com 3 pontos, tem chances remotas.
Na África, as próximas partidas serão decisivas com 10 seleções brigando por cinco vagas. Com jogos de ida e volta, o vencedor garante a vaga no Catar e o perdedor está fora. Os duelos serão:
- Egito x Senegal
- Camarões x Argélia
- Gana x Nigéria
- RD Congo x Marrocos
- Mali x Tunísia
Europa
A Europa já definiu todas as suas dez vagas diretas para a Copa do Mundo, restando apenas três que serão decididas na repescagem, marcada para março.
Dividas em três chaves com "semifinal" e "final", 12 países buscam disputar o mundial, dentre eles Portugal e Itália, confira:
- CHAVE 1: Escócia x Ucrânia / País de Gales x Áustria
- CHAVE 2: Rússia x Polônia / Suécia x República Tcheca
- CHAVE 3: Itália x Macedônia do Norte / Portugal x Turquia
*Os confrontos serão todos em jogo único e os vencedores decidirão a vaga.