Sorteio da Copa do Mundo 2022: Onde assistir ao vivo a definição do grupo da Seleção Brasileira no Catar
Sorteio acontece no dia 1° de abril, em Doha no Catar
A Copa do Mundo 2022 é o momento mais aguardado do ano para os torcedores do futebol. Acontecendo mais tarde, apenas entre novembro e dezembro devido ao forte calor do Catar, o torcedor terá que esperar mais do que o normal para ver a Seleção Brasileira rumo ao Hexa.
Mas, outro momento que gera muita expectativa está próximo. No dia 1° de abril acontece o sorteio dos grupos da Copa do Mundo. A cerimônia, que contará com cerca de 2 mil convidados, será realizada em Doha, capital do Catar, às 13h, horário de Brasília.
Onde assistir
O sorteio terá transmissão ao vivo da Globo, na TV aberta, do SporTV, na TV fechada, e do canal oficial da Fifa, no YouTube.
Como funciona o sorteio?
A Copa do Mundo de 2022 será a última a contar com 32 seleções. Com essa configuração, os países são divididos em oito grupos de quatro times cada, onde apenas dois avançarão às oitavas-de-final.
A formação dos grupos se dá através de quatro potes, Pote 1, Pote 2, Pote 3 e Pote 4, formado com base no Ranking da Fifa, cada um contando com oito seleções. Os grupos serão formados por uma seleção de cada pote.
No Pote 1 estarão presentes as chamadas cabeças-de-chave, seleções que ocupam o espaço 1 de cada grupo.
Compõem o Pote 1 o Catar, país-sede, que automaticamente figurará no Grupo A e fará o jogo de abertura, e as sete melhores colocadas do ranking da Fifa que conseguirem a classificação. Em segundo lugar, o Brasil já está garantido neste pote.
- Vazou! Revelada provável nova camisa da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2022; veja
- COPA DO MUNDO: Veja a decisão da FIFA sobre classificação direta da Polônia nas Eliminatórias
- Adidas, Nike, Umbro? Sem vaga garantida na Copa do Mundo, Itália surpreende e anuncia novo fornecedor de material esportivo
Os potes 2, 3 e 4 seguem a mesma lógica sequencial do ranking, com as duas equipes da Repescagem Intercontinental figurando no Pote 4.
Bloqueios
Existem bloqueios nos grupos da Copa do Mundo e ele são bem simples de entender, confira:
Não são permitidas seleções do mesmo pote em um mesmo grupo: Por óbvio, uma seleção presente no Pote 1 não poderá enfrentar outra do Pote 1 e, obrigatoriamente, ela enfrentará uma seleção do Pote 2, uma do Pote 3 e outra do Pote 4.
Não são permitidas seleções do mesmo continente em um mesmo grupo (há exceções): A fim de evitar "enfraquecer" um continente e também repetir os confrontos das Eliminatórias, a Fifa proíbe que duas seleções do mesmo continente componham um mesmo grupo.
Mas, há exceções. E elas são as seleções europeias. Com 13 seleções classificadas, o velho continente é o único que permite que suas seleções se enfrentem na fase de grupos, no entanto, apenas duas seleções europeias podem figurar no mesmo grupo, não sendo permitida uma terceira.
Essa configuração implica em seis grupos com duas seleções europeias, um grupo com apenas uma e um oitavo grupo sem europeus.
A outra exceção é curiosa. Caso a Austrália e uma outra seleção da Oceania garanta vaga, elas poderão, sim, se enfrentar. Isso por que os australianos são vinculados à AFC (Confederação Asiática de Futebol) e representa, institucionalmente, o continente asiático, quebrando o bloqueio.