Chegou a hora! Atlético Mineiro e Cruzeiro decidem, neste sábado (2), às 16h30, horário de Brasília, o Campeonato Mineiro 2022 no Mineirão.
Depois de 32 anos, os rivais históricos voltam a decidir o título estadual em jogo único. A última vez em que isso aconteceu foi em 1990, quando a Raposa levou a melhor sobre o Galo e se sagrou campeã.
O Atlético Mineiro tem vantagem?
Dono da melhor campanha na fase classificação, onde terminou em 1° lugar, à frente do Cruzeiro, que terminou em 3° o Galo não tem vantagem alguma no que diz respeito ao que vier acontecer dentro de campo.
Os únicos benefícios que o Atlético terá são o de escolher os uniformes, vestiários e bancos de reservas que serão utilizados por cada uma das equipes.
Em caso de empate, não há prorrogação e o título será decidido nas cobranças de pênalti.
Histórico em finais
A contagem dos confrontos entre as equipes é contraditória, mas, em ambas, a vantagem é atleticana. A divergência fica por conta do número de jogos. Na contagem do Galo, são 516 partidas, 208 vitórias do Galo e 171 vitórias do Cruzeiro.
Na contagem da Raposa, a conta fecha em 497 jogos, 195 vitórias do Atlético e 170 da Raposa.
Mas, uma conta que não tem números incertos a das finais de Campeonato Mineiro. E, diferentemente dos confrontos em geral, a vantagem aqui é azul.
Foram 22 finais entre os rivais, com 14 títulos do Cruzeiro e 8 do Atlético Mineiro.