OPINIÃO

FLAMENGO X UNIVERSIDAD CATÓLICA: Veja os principais motivos de Paulo Sousa não continuar no Flamengo

Renato Gaúcho, por muito menos, foi demitido do comando do clube após chegar na final da Libertadores

Imagem do autor
Cadastrado por

Manuel Dias

Publicado em 17/05/2022 às 15:58 | Atualizado em 17/05/2022 às 17:06
Notícia
X

O Flamengo vive um péssimo momento na temporada, principalmente na Série A do Campeonato Brasileiro. Com apenas uma vitória em seis partidas disputadas, o rubro-negro faz um dos seus piores inícios de Brasileirão na era dos pontos corridos.

Com seis pontos conquistados nas seis partidas que disputou, é a 5ª pior até a sexta rodada da Série A desde 2003. 2003 (3 pontos), 2015 (4 pontos), 2014 (5 pontos) e 2007 (6 pontos).

Não dá mais!

Tudo bem, a torcida do Flamengo ficou iludida demais com o ano incrível do Flamengo em 2019, quando conquistou o Campeonato Brasileiro e a Libertadores jogando em alto nível com Jorge Jesus. Mas, é válido ressaltar que em quatro meses de trabalho, Paulo Sousa não demonstrou nenhuma evolução tática do time.

Mesmo com treinamentos pesados e diferenciados, confirmados até mesmo por grandes jogadores do time, dentro de campo o elenco não consegue corresponder. Além disso, o treinador foi vice-campeão do Campeonato Carioca com falhas do sistema defensivo que chateiam a torcida até o atual momento. 

Na partida contra o Ceará, no último sábado, pela Série A do Campeonato Brasileiro, Hugo falhou (mais uma vez) no gol de empate do Vozão nos minutos finais. A partida terminou em 2x2.

Por muito menos Renato Gaúcho foi demitido

Em julho de 2021, o Flamengo anunciava a chegada de um dos grandes treinadores do futebol brasileiro, que havia conquistado nada menos que a Libertadores com o Grêmio (em 2017), além de fazer o tricolor jogar com qualidade mesmo com um time razoável. Trata-se de Renato Gaúcho, que chegou ao clube após a saída conturbada de Rogério Ceni.

Renato Gaúcho em pouco tempo de trabalho organizou o time do seu jeito, com mais futebol e menos teoria. Como resultado, o clube chegou na final da Libertadores de 2021.

Vale ressaltar que antes mesmo da final da competição o treinador já era criticado por escolhas contestáveis e a gota d'água foi no jogo contra o Grêmio, pela Série A, quando tirou Vitinho (que havia marcado gol e estava dominando a partida) e cedeu o empate por 2x2.

Depois de ser vice-campeão da Libertadores para o Palmeiras, o treinador foi demitido pelo clube após forte pressão. Porém, ainda assim, o rubro-negro também foi vice-campeão brasileiro.

Ainda existe esperança com Paulo Sousa?

Com o atual momento do clube, com derrotas e desempenho abaixo do esperado dentro de campo, fica difícil acreditar que o Flamengo vai ganhar alguma coisa neste ano. Paulo Sousa é um profissional convicto de suas escolhas, mas as mesmas não estão dando certo no time. Ou seja, vale repensar se vale a pena mudar algumas peças, como o goleiro Hugo.

O jovem arqueiro do Flamengo já falhou outras vezes com a camisa do rubro-negro, mas não significa que tenha que ser massacrado pela torcida, pelo ao contrário. Mas é dever e papel do treinador garantir a integridade profissional do atleta, deixando de fora algumas partidas para retomar a sua confiança e fazer com que a torcida esqueça os momentos ruins.

Por fim, se continuar a mesma coisa e sem mudanças no sistema do Flamengo (técnico e dirigentes), o clube passará dificuldades para conquistar títulos na temporada.

Flamengo x Universidad Católica

Nesta terça-feira (17), o Flamengo entra em campo para enfrentar a Universidad Católica, pela Copa Libertadores, no Maracanã, a partir das 21h30. O confronto será transmitido pelo SBT.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor