FLAMENGO X UNIVERSIDAD CATÓLICA: Veja os principais motivos de Paulo Sousa não continuar no Flamengo
Renato Gaúcho, por muito menos, foi demitido do comando do clube após chegar na final da Libertadores
O Flamengo vive um péssimo momento na temporada, principalmente na Série A do Campeonato Brasileiro. Com apenas uma vitória em seis partidas disputadas, o rubro-negro faz um dos seus piores inícios de Brasileirão na era dos pontos corridos.
Com seis pontos conquistados nas seis partidas que disputou, é a 5ª pior até a sexta rodada da Série A desde 2003. 2003 (3 pontos), 2015 (4 pontos), 2014 (5 pontos) e 2007 (6 pontos).
Não dá mais!
Tudo bem, a torcida do Flamengo ficou iludida demais com o ano incrível do Flamengo em 2019, quando conquistou o Campeonato Brasileiro e a Libertadores jogando em alto nível com Jorge Jesus. Mas, é válido ressaltar que em quatro meses de trabalho, Paulo Sousa não demonstrou nenhuma evolução tática do time.
Mesmo com treinamentos pesados e diferenciados, confirmados até mesmo por grandes jogadores do time, dentro de campo o elenco não consegue corresponder. Além disso, o treinador foi vice-campeão do Campeonato Carioca com falhas do sistema defensivo que chateiam a torcida até o atual momento.
Na partida contra o Ceará, no último sábado, pela Série A do Campeonato Brasileiro, Hugo falhou (mais uma vez) no gol de empate do Vozão nos minutos finais. A partida terminou em 2x2.
Por muito menos Renato Gaúcho foi demitido
Em julho de 2021, o Flamengo anunciava a chegada de um dos grandes treinadores do futebol brasileiro, que havia conquistado nada menos que a Libertadores com o Grêmio (em 2017), além de fazer o tricolor jogar com qualidade mesmo com um time razoável. Trata-se de Renato Gaúcho, que chegou ao clube após a saída conturbada de Rogério Ceni.
Renato Gaúcho em pouco tempo de trabalho organizou o time do seu jeito, com mais futebol e menos teoria. Como resultado, o clube chegou na final da Libertadores de 2021.
Vale ressaltar que antes mesmo da final da competição o treinador já era criticado por escolhas contestáveis e a gota d'água foi no jogo contra o Grêmio, pela Série A, quando tirou Vitinho (que havia marcado gol e estava dominando a partida) e cedeu o empate por 2x2.
Depois de ser vice-campeão da Libertadores para o Palmeiras, o treinador foi demitido pelo clube após forte pressão. Porém, ainda assim, o rubro-negro também foi vice-campeão brasileiro.
Ainda existe esperança com Paulo Sousa?
Com o atual momento do clube, com derrotas e desempenho abaixo do esperado dentro de campo, fica difícil acreditar que o Flamengo vai ganhar alguma coisa neste ano. Paulo Sousa é um profissional convicto de suas escolhas, mas as mesmas não estão dando certo no time. Ou seja, vale repensar se vale a pena mudar algumas peças, como o goleiro Hugo.
O jovem arqueiro do Flamengo já falhou outras vezes com a camisa do rubro-negro, mas não significa que tenha que ser massacrado pela torcida, pelo ao contrário. Mas é dever e papel do treinador garantir a integridade profissional do atleta, deixando de fora algumas partidas para retomar a sua confiança e fazer com que a torcida esqueça os momentos ruins.
Por fim, se continuar a mesma coisa e sem mudanças no sistema do Flamengo (técnico e dirigentes), o clube passará dificuldades para conquistar títulos na temporada.
Flamengo x Universidad Católica
Nesta terça-feira (17), o Flamengo entra em campo para enfrentar a Universidad Católica, pela Copa Libertadores, no Maracanã, a partir das 21h30. O confronto será transmitido pelo SBT.