Após reunião realizada na manhã dessa segunda-feira (16), entre 25 representantes de clubes das Série A e B do Campeonato Brasileiro, foi definidos alguns pontos de partida para a criação da Liga de futebol profissional no Brasil, a Libra.
Confira os pontos divulgados pela comunicação do Sport Club do Recife:
- A Liga deve ser formada pelos 40 (quarenta) clubes que compõem atualmente as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, permitindo a construção de um produto forte e que a comercialização coletiva maximize seu potencial econômico;
- A divisão das receitas coletivas deve se dar de forma objetiva, meritocrática e equilibrada, de forma que, respeitando as peculiaridades dos clubes, incentive os comportamentos corretos e não perenize discrepâncias decorrentes de contratos individuais negociados em contexto particular;
- A Liga deve ser formada tendo o máximo de pontos definidos de forma clara e objetiva, a fim de evitar potenciais conflitos futuros que gerem perda de valor para o produto.
- As normas de compliance devem existir desde a formação e devem ser claras, objetivas, rígidas e de padrão internacional
Ou seja, a Libra tem como intenção principal maximizar a receita total da competição e distribuir de forma justa entre os clubes participantes.
Ainda segundo a comunicação do Leão da Ilha, "os clubes signatários definiram que estarão representados por consultores especializados" nas negociações sobre questões econômicas junto aos clubes que já integram a Libra. São eles:
- Corinthians
- São Paulo
- Palmeiras
- Santos
- Bragantino
- Ponte Preta
- Flamengo
- Vasco
- Botafogo
- Cruzeiro
"O objetivo dessa negociação entre os clubes é a criação da Liga com os 40 participantes das Séries A e B a partir de parâmetros técnicos e objetivos. As empresas nomeadas seguirão as orientações de uma comissão formada pelos Presidentes de América MG, Atletico MG, Fluminense, Fortaleza, Internacional e a ANCF – Associação Nacional de Clubes de Futebol", comunicou o Sport.
Clubes que assinaram os termos acordados - citados acima - para a criação da Liga:
- América Futebol Clube
- Associação Chapecoense de Futebol
- Atlético Clube Goianiense
- Avaí Futebol Clube
- Brusque Futebol Clube
- Ceará Sporting Club
- Centro Sportivo Alagoano
- Club Athletico Paranaense
- Clube Atlético Mineiro
- Clube de Regatas Brasil
- Clube Náutico Capibaribe
- Coritiba Foot Ball Club
- Criciúma Esporte Clube
- Cuiabá Esporte Clube
- Esporte Clube Juventude
- Fluminense Football Club
- Fortaleza Esporte Clube
- Goiás Esporte Clube
- Grêmio Novorizontino
- Londrina Esporte Clube
- Operário Ferroviário Esporte Clube
- Sampaio Côrrea Futebol Clube
- Sport Club do Recife
- Sport Club Internacional
- Tombense Futebol Clube
- Vila Nova Futebol Clube