A Fifa divulgou nesta quinta-feira (19), o quadro de árbitros para a Copa do Mundo 2022, que será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro no Catar.
Pela primeira vez na história, o Brasil terá dois árbitros escalados para a Copa. Serão eles o paulista Raphael Claus e o goiano Wilton Pereira Sampaio, que farão sua estreia no mundial, que teve o agora comentarista Sandro Meira Ricci como representante brasileiro em 2014 e 2018.
Serão 36 árbitros no total.
Além deles, outros cinco brasileiros estarão entre os 69 assistentes escalados. Bruno Boschilia, Rodrigo Figueiredo, Bruno Pires e Danilo Simon, além de Neuza Back, que será a primeira mulher brasileira escalada para uma Copa do Mundo.
No VAR, o Brasil não terá nenhum representante.
Ausência de Daronco
A presença de dois árbitros brasileiros surpreende positivamente, sobretudo numa época de tantos questionamentos quanto à qualidade da arbitragem nacional, em geral por questões envolvendo muito mais o VAR do que a arbitragem de campo.
Mas, uma ausência também surpreende, a do gaúcho Anderson Daronco. Um dos árbitros mais populares do País, Daronco também é um dos mais prestigiados e pertence ao quadro da Fifa desde outubro 2014.
Um dos motivos que podem explicar a ausência de Daronco é a arbitragem de Uruguai 1 x 0 Peru pela penúltima rodada das Eliminatórias, em Montevidéu, que gerou uma denúncia por parte dos peruanos junto à Fifa.
A Federação Peruana de Futebol reclama da não-validação de um gol do Peru em que a bola teria ultrapassado a linha. O VAR reviu o lance e confirmou a decisão de Daronco e assistentes de não dar o gol.
O resultado foi determinante para a classificação direta do Uruguai para a Copa do Mundo e deixou o Peru na Repescagem.