Nesta quarta-feira (25), o Fortaleza disputará o jogo mais importante de sua história! Pela Libertadores, o Leão do Pici irá visitar o Colo-Colo, no Chile, em busca de uma vaga nas oitavas-de-final da competição que disputa pela primeira vez.
Embora o jogo seja longe do Castelão, a vantagem é do time cearense. Com os mesmo 7 pontos dos chilenos, o Fortaleza leva a melhor no saldo de gols (0 x -3) e joga pelo empate pra ficar com a vaga.
No primeiro jogo entre as equipes, ainda na primeira rodada, o Colo-Colo levou a melhor ao vencer por 2 x 1 no Castelão. Agora terá que repetir o feito se quiser ficar com a vaga, o que não deve ser fácil, dado que o Fortaleza não perde há três partidas nesta Libertadores.
Classificação iguala o Sport
Caso consiga a vaga, o Fortaleza irá igualar o feito do Sport, que conseguiu avançar às oitavas-de-final em 2009. Curiosamente, o Leão também enfrentou o Colo-Colo em seu grupo e teve melhor sorte contra os chilenos, vencendo os dois jogos, em casa e fora, por 2 x 1.
Na ocasião, o Sport se tornou o primeiro time brasileiro a vencer o Colo Colo, no Chile, em uma partida de Libertadores, feito que foi fundamental para o rubro-negro se classificar em primeiro lugar do Grupo 1 antes de cair para o Palmeiras, nos pênaltis, em jogo histórico de Marcos, nas oitavas.
Melhor campanha de nordestinos é do Bahia
Apesar do excelente desempenho em 2009, o Sport não é o dono da melhor campanha dentre os times nordestinos. Este feito pertence ao Bahia. Campeão brasileiro em 1988, o Tricolor de Aço chegou até às quartas-de-final na Libertadores de 1989.
Na ocasião, tal como com o Sport, o algoz foi um brasileiro, o Internacional.
Além de Sport, Bahia e Fortaleza, o Náutico também disputou a Libertadores. Vice-campeão brasileiro em 1967, o Timbu foi o primeiro time da região a disputar a competição em 1968, mas caiu na fase de grupos em um grupo que contava com Palmeiras e os venezuelanos Deportivo Portugués e Deportivo Galicia.