Nesta quarta-feira (1), às 15h45, horário de Brasília, Itália e Argentina se enfrentam pela Finalíssima, competição organizada em parceria por Uefa e Conmebol que colocará as atuais campeãs da Euro e Copa América frente a frente em Wembley, na Inglaterra.
Mas, esta não será a primeira vez que a competição irá acontecer. Anteriormente chamada de Troféu Artemio Franchi ou Copa dos Campeões, a competição já ocorreu em outras duas oportunidades, em 1985 e 1993 e foi precursora da Copa das Confederações, que existiu entre 1992 e 2017.
Seleção Brasileira já jogou?
Não, embora reine soberana na Copa do Mundo com cinco títulos, a Seleção Brasileira nunca disputou uma Finalíssima, mas esteve muito perto de disputá-la nas duas ocasiões em que foi realizada, sendo vice-campeã das duas edições de Copa América que levaram à competição.
Em 1983, última edição sem um país-sede fixo, o Brasil perdeu a final para o Uruguai após derrota por 2 x 0 no Centenário, em Montevidéu, e empate em 1 x 1 na Fonte Nove em Salvador.
Já em 1991, na edição disputada no Chile, o Brasil foi vice após ficar atrás da Argentina no quadrangular final.
No confronto entre brasileiros e argentinos, os hermanos venceram por 3 x 2, que os deixou um ponto à frente da Seleção Brasileira e com o título.
Todos os campeões e finais
FINALÍSSIMA 1985
Campeã: França
Participantes: França (campeã da Euro 1984) e Uruguai (campeão Copa América 1983)
Final: França 2 x 0 Uruguai
FINALÍSSIMA 1993
Campeã: Argentina
Participantes: Argentina (campeã da Copa América 1991) e Dinamarca (campeã da Euro 1992)
Final: Argentina 1 (5) x (4) 1 Dinamarca; após pênaltis