Nesta quarta-feira (1), a Ucrânia volta a jogar uma partida oficial desde o início da guerra contra a Rússia, em fevereiro. O país do leste europeu visita a Escócia, em jogo único, pela Repescagem da Copa do Mundo 2022.
A partida está marcada para às 15h45, em Glasgow, capital escocesa e o vencedor disputará com o País de Gales, no domingo (5), a última vaga europeia na Copa que será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro, no Catar.
Ucrânia já jogou a Copa do Mundo? E a Escócia?
Sim. A Ucrânia já disputou uma Copa do Mundo. Em 2006, na Alemanha, os ucranianos não só disputaram a competição, como também fizeram história ao chegar até às quartas-de-final.
Liderados pelo astro Shevchenko, que foi ídolo no Milan e teve passagem pelo Chelsea, os ucranianos avançaram em segundo lugar do Grupo H, que contava com Espanha, que avançou em primeiro, Tunísia e Arábia Saudita.
A Ucrânia perdeu dos espanhóis por 4 x 0 na estreia, mas venceu africanos e asiáticos e avançou às oitavas-de-final, onde eliminou a Suíça, que não sofreu nenhum gol naquela Copa, nos pênaltis, antes de cair para a campeã Itália, por 3 x 0, nas quartas.
Nação apenas desde 1991, esta foi a primeira e única participação da Ucrânia em Copa do Mundo.
Escócia
A Escócia é um dos países mais tradicionais do futebol e um dos lugares onde mais tempo se pratica o esporte bretão, sendo responsável, ao lado dos ingleses, pela sua origem e difusão.
Mas, embora já tenha participado de oito Copas do Mundo, os escoceses não disputam o mundial há 24 anos e nunca passaram da primeira fase.
A última vez foi em 1998, na Copa da França, quando caíram no Grupo A e enfrentaram a Seleção Brasileira, a Noruega e o Marrocos e caíram com apenas um ponto somado.