Depois de dois anos sofridos na Série B, parece que o Cruzeiro finalmente vai pôr um fim ao seu martírio na segunda divisão do futebol brasileiro e retornará ao lugar onde sempre esteve em sua história até 2020.
Na tarde deste sábado (23), a Raposa venceu o Bahia por 1 x 0, manteve os 100% de aproveitamento em casa e chegou a ainda mais incríveis 45 pontos nas 20 rodadas disputadas até aqui, o que o deixa muito perto da pontuação necessária para conquistar o acesso à Série A 2023.
Segundo estudo publicado no site Probabilidades do Futebol, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time que alcançar 62 pontos tem 98,98% de chance subir.
Para não correr riscos, já que em alguns anos, como 2021 e 2017 este número não foi o suficiente para o acesso, a Raposa terá que somar 65 pontos.
Sendo assim, restam 20 pontos para que o torcedor cruzeirense possa, o que implica em seis vitórias e dois empates ou, simplesmente, sete vitórias, nas 18 rodadas restantes, um aproveitamento de cerca de 37%, próximo do que a Chapecoense tem até aqui na 13ª posição.
Lembrando que o aproveitamento atual do clube comandado por Ronaldo Fenômeno é de 75%, o que significa que o clube pode ter uma queda vertiginosa de desempenho e mesmo assim conquistar o acesso.