A Copa do Mundo 2022 começa em 20 de novembro, no Catar, e, como sempre, a Argentina é uma das favoritas ao título mundial. Mas, desta vez, Lionel Messi não estará sozinho para encerrar o jejum de 36 anos dos hermanos, que não levantam a taça desde 1986, ainda com Maradona.
Dentre os escudeiros do camisa 30 do PSG, está o jovem de 22 anos, Julián Álvarez, cria do River Plate, por onde marcou 57 gol e 31 assistências em 128 jogos antes de se transferir para o Manchester City, da Inglaterra.
RESERVA DE HAALAND NO MANCHESTER CITY E BANCO DE LUXO NA ARGENTINA
Apesar de bastante badalado, Julián Álvarez não vem tendo muitos minutos para jogar na atual temporada. No Manchester City, enfrenta a assustadora concorrência de Erling Haaland, artilheiro absoluto da equipe de Guardiola e tido como um dos maiores atacantes da atualidade.
Ainda assim, Álvarez acumula três gols em seis jogos, ou 199 minutos, pelo clube inglês e, aos poucos, vem mostrando seu talento para o mundo.
Na Argentina, a concorrência também é forte. Com Lautaro Martínez consolidado como titular na equipe de Lionel Escaloni, Álvarez acumula poucos minutos com a camisa albiceleste, tendo balançado as redes em uma única oportunidade, contra o Equador, na última rodada das Eliminatórias.
PASSADO NO REAL MADRID E CARACTERÍSTICA DE JOGO
Embora tenha rendido mais atuando como um "9", centralizado, Julián Álvarez tem bastante capacidade associativa e, não raramente, é escalado como segundo atacante ou, até mesmo, aberto em uma das pontas, características que podem ajudá-lo a ganhar uma vaga entre os titulares da Argentina na Copa.
Álvarez é baixinho, tem apenas 1,70m e, além do faro de gol, tem grande velocidade. Sendo argentino, são características que logo geram comparações com Messi.
Nas categorias de base, ele quase seguiu o caminho do seu compatriota e foi jogar na Espanha, mas, diferentemente de Messi, defendeu as cores do Real Madrid quando tinha apenas 11 anos. Ficou um mês na equipe espanhola, antes de retornar para a Argentina.
SEIS GOLS EM UMA ÚNICA PARTIDA NA LIBERTADORES 2022
Julián Álvarez chamou a atenção durante partida da Libertadores 2022. Na vitória por 6 x 1 do River Plate sobre o Allianza Lima, ele marcou 6 gols, igualando o recorde de Carlos Sánchez na competição.
NÚMEROS DE JULIÁN ÁLVAREZ PELA ARGENTINA
- Jogos: 9
- Gols: 1
- Assistências: 0
- Títulos: 1 (Finalíssima Uefa/Conmebol)
- Primeira convocação: maio de 2021
VEJA AS COTAÇÕES PARA A COPA DO MUNDO 2022
A Copa do Mundo 2022 também é a chance do torcedor lucrar com seus conhecimentos sobre futebol. Confira as cotações no site da Betnacional.