Setembro chegou e com ele mais uma edição da tradicional Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, a Refeno. Em 2022, a maior regata oceânica da América Latina chega a sua 33ª edição com a promessa de promover mais uma grande festa no calendário esportivo de Pernambuco.
A largada, como de costume, será no Marco Zero do Recife, no dia 24 de setembro, a partir das 11h, no horário da capital pernambucana. Após isso, serão cerca de 560 quilômetros até que o Arquipélago de Fernando de Noronha. A premiação será no dia 28 de setembro, já em Noronha.
“Trata-se de um importante evento do calendário náutico nacional e esportivo pernambucano, afinal é a maior regata oceânica da América Latina. Não à toa, as pousadas de Fernando de Noronha atingem seu ápice, igualando-se ao réveillon”, destacou o comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Delmiro Gouveia durante coletiva de imprensa para divulgar os detalhes finais da competição.
Até o momento, 85 embarcações estão inscritas na Refeno. Outras cinco estão pré-inscritas. O limite é de 100 embarcações. São 12 estados do Brasil representados, mais o Distrito Federal. Além disso, quatro embarcações estrangeiras - Espanha, Uruguai e dois da Argentina - estarão na Refeno 2022.
Bahia e São Paulo, com 19 inscritos, e Pernambuco, com 17, são os estados com maior representação na regata.
Apesar das diferenças de localização, muitos possuem em comum o desejo de ganhar o Fita Azul, prêmio dado ao barco mais rápido de toda a Refeno. No ano passado, o Patoruzú, de Pernambuco, cruzou o Mirante do Boldró em primeiro. Em 2022, será a busca pelo tetra na equipe pernambucana.
O recordista, porém, é o Adrenalina Pura, da Bahia, que, em 2007, fez o melhor tempo em 14 horas, 34 minutos e 54 segundos. O tempo é considerado meio que "impossível" dado que foi obtido em condições bastante favoráveis.
Além de promover a Refeno, o Cabanga Iate Clube de Pernambuco também idealiza uma série de programações voltadas para o lado social de Fernando de Noronha. Neste ano, haverá ação voluntária voltada para a saúde. Médicos velejadores que irão participar da competição serão voluntários no Hospital São Lucas, nos dias 27 e 28 de setembro.
Detalhes da 33ª Refeno