O Santa Cruz pode não estar jogando por conta da sua eliminação precoce na Série D do Campeonato Brasileiro, mas nem assim deixa de ser assunto. Nem que seja por motivos irônicos. Esse foi o caso de uma citação neste domingo (9), durante a transmissão do jogo entre Internacional e Goiás no canal SporTV.
Durante a partida, foi comentado que o jogador Pedro Henrique, do Internacional, começou a carreira no Santa Cruz, sem especificar qual seria esse Santa Cruz. No mesmo lance, o narrador resolveu especificar que era o clube do Rio Grande do Sul.
No mesmo instante, o comentarista Grafite, que jogou no Santa Cruz de Pernambuco, soltou uma frase irônica: "Por que o de Pernambuco...", deixando no ar uma eventual crítica à situação do Tricolor de Pernambuco, que está afundado em crise na Série D.
Grafite jogou no Santa Cruz na temporadas de 2001, 2002, 2015, 2016, 2017 e 2018. No Recife, ele virou ídolo da torcida com a conquista do acesso à Série A em 2015, o Campeonato Pernambucano em 2016 e a Copa do Nordeste no mesmo ano. Apesar disso, amargou também rebaixamentos na equipe coral.