A Copa do Mundo 2022 é, tal como 86 foi de Maradona, a "Copa de Messi". Mesmo com o brilho de tantos outros jogadores, sobretudo Mbappé, ninguém brilhou mais que Lionel Messi, campeão e melhor jogador da competição.
E muito desse brilho de Messi se dá pelo fato, claro, desta ser a sua última Copa do Mundo. Aos 35 anos, o camisa 10 albiceleste declarou, durante toda a competição que, "seguramente", esta seria sua última Copa do Mundo.
Uma "última dança", um "último ato" de uma história repleta de recordes, feitos e conquistas grandiosas, coroado com o titulo. Mas, em momento algum, Messi falou que esta seria sua última competição com a Argentina.
MESSI VAI CONTINUAR JOGANDO PELA ARGENTINA?
A Copa mostrou que Messi ainda tem muita lenha para queimar, embora, imagine-se que sim, ainda mais com o título, esteja, agora, mais pronto para descansar do que em toda sua carreira.
Após o título da Copa do Mundo, ele falou que não irá se aposentar da seleção e que quer honrar o título:
"Não vou me aposentar da seleção. Quero continuar jogando pela Argentina para honrar o título de campeão mundial. Esse é o título que eu estava perdendo e aqui está. É louco. Ele se obrigou a esperar. Mal posso esperar para comemorar no país para ver a loucura por lá."
COPA DO MUNDO 2022: Quem foi o craque da copa?
MESSI VAI JOGAR A COPA DO MUNDO 2026?
Há, claro, uma maneira de Messi cumprir as duas declarações. Jogando até 2024 e se despedindo na próxima Copa América, ainda sem país sede definido. Isso o colocaria dentro do elenco Argentino por mais dois anos e atuando em metade das Eliminatórias para a Copa 2026.
Até que ponto iniciar o ciclo e não terminá-lo ajudaria ou atrapalharia uma seleção que se mostrou, se não dependente, voltada para Messi, só o tempo irá dizer e, certamente, desfrutar de Messi jogando após o título deve ser o maior desejo argentino, independente de subjetivas consequências.
MESSI TEM CONTRATO COM O PSG ATÉ QUANDO? VAI VOLTAR PRO BARCELONA?
Com contrato com o PSG até junho de 2023, o argentino de 35 anos tem seu destino apontado para dois clubes: o Barcelona e o Inter Miami, da MLS, liga dos Estados Unidos.
Ou seja, profissionalmente, ele ainda deverá seguir jogando por um ou dois anos, pelo menos, além de rumores o apontarem jogando por pelo menos seis meses no Newell's Old Boys, time que o revelou, antes de se aposentar.