Começou a Copa do Nordeste 2023 e a TV Jornal, afiliada do SBT, segue sendo a única emissora de TV aberta que transmite o Nordestão com muita emoção em Pernambuco.
O maior torneio regional do País é transmitido pela TV Jornal desde 2018 e irá para a sexta edição seguida de exibição da Copa do Nordeste. A Lampions League, como é carinhosamente chamada, é um momento também em que novos craques são revelados como promessas.
O Blog do Torcedor preparou a série Promessas da Copa do Nordeste em que falamos sobre algumas promessas que despontam nos times nordestinos e terão muito espaço para brilhar na Copa do Nordeste. Confira:
O Bahia de Renato Paiva ainda não encontrou o equilíbrio entre defesa e ataque neste início de temporada. E uma das soluções para resolver esse problema é a jovem promessa do Bahia na Copa do Nordeste: André.
Origem
O lateral é natural de Itapararica, cidade situada na Baía de Todos os Santos, a cerca de 20km de Salvador. Na língua Tupi antiga, Itaparica significa "pedra faiscante". E isso é o que André representa para o Esporte Clube Bahia e seus torcedores.
Trajtetória na base
Essa joia chegou ao Tricolor de Aço com apenas 13 anos. E ano após ano se desenvolveu e adquiriu competências técnicas, táticas e mentais. Dois anos mais tarde, já estava no sub-17 do Bahia. Titular absoluto da posição participou do Brasileiro da categoria.
Aos 17 anos mais um passo na carreira: ascensão ao sub-20 do Tricolor da Boa Terra. Mesmo estando uma categoria acima da sua idade, André não sentiu dificuldade e manteve o status de dono da lateral-direita.
Seleção Brasileira e profissional
O excelente desempenho pelo Bahia nas competições regionais e nacionais despertou os olhares dos observadores técnicos da Seleção Brasileira. O lateral passou a ser monitordo de perto e foi convocado para treinamentos na granja comary.
No Bahia a "pedra faíscante" foi integrado ao profissional após a Copa São Paulo de Futebol Jr. A estreia no time principa do Tricolor de Aço aconteceu justamente na Copa do Nordeste. O técnico Guto Ferreira promoveu a entrada do jovem no segundo tempo da partida diante do Globo-RN.
Ao longo da temporada André ganhou espaço. O lateral alternou partidas como titular e reserva acionado no segundo tempo. Com idade sub-20, o bom desempenho no clube e a boa adaptação ao estilo de jogo da Seleção Brasileira, André foi convocado pelo técnico Ramon Menezes para a disputa do Sulamericano.
Com a camisa canarinha, o lateral-direito atuou em todos os jogos do Brasil e foi uma peça importante na conquista do título da competição. De volta ao Bahia, André deve ganhar espaço com o técnico Renato Paiva. Uma vez que os laterais que estão atuando não demostraram consistência na posição.