A fase de grupos da Copa Libertadores 2023 tem o sorteio nesta segunda-feira (27) e o torcedor brasileiro já está ansioso para conhecer os grupos, principalmente pelo fato do risco de cair em um grupo da morte.
Ao todo, sete brasileiros garantiram vaga na fase de grupos. Só o Fortaleza caiu na fase preliminar. Nesta configuração, as chances são grandes de termos dois times brasileiros no mesmo grupo e podemos ter confrontos como Flamengo x Atlético-MG, confira:
GALO NO GRUPO DA MORTE? ATLÉTICO-MG PODE CAIR EM GRUPO DE PALMEIRAS, FLAMENGO OU CORINTHIANS
O sorteio dos grupos da Libertadores acontece hoje (27) e formará oito grupos de quatro equipes cada.
Os 32 times participantes serão distribuídos em 4 potes de acordo com o ranking da Conmebol e cada grupo terá um integrante de cada pote. Times do mesmo país não poderão cair no mesmo grupo, à exceção das equipes que se classificaram através das fases preliminares.
Esse formato cria uma "distorção de forças" pelo fato de que times que disputaram a Pré-Libertadores irem diretamente para o Pote 4, o mais "fraco" do sorteio. Um desses times, no entanto, é o Atlético-MG, um dos elenco mais fortes do continente e atual 11° colocado no ranking.
Sendo assim, o Atlético-MG pode cair no mesmo grupo de outros brasileiros, sendo eles: Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR, Corinthians, Fluminense e Internacional, além do River Plate e Boca Juniors.
Outro que pode se dar mal é o Corinthians, que tem o risco de cair em um grupo com o Boca Juniors ou River Plate. O Timão está no pote 2, ao lado do Fluminense e do Internacional.
Grupo da Morte?
Sim, há uma chance relevante de ter um grupo da morte com os brasileiros, principalmente com o Atlético-MG, que está no pote 4. Há chance inclusive de termos uma chave com Boca Juniors, Corinthians, The Strongest e Atlético-MG.
POTES DO SORTEIO DA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES
- POTE 1: Flamengo, River Plate, Palmeiras, Boca Juniors, Nacional-URU, Athletico-PR, Independiente Del Valle, Olímpia
- POTE 2: Libertad, Atlético Nacional, Internacional, Barcelona de Guayaquil, Racing, Corinthians, Colo-Colo e Fluminense
- POTE 3: Bolívar, The Strongest, Melgar, Alianza Lima, Argentinos Juniors, Metropolitanos, Aucas e Monagas
- POTE 4: Liverpool , Deportivo Pereira, Ñublense, Patronato, Independiente de Medellín, Atlético-MG, Sporting Cristal e Cerro Porteño