O caso de racismo de Vinícius Júnior no Real Madrid chocou o mundo. Vários clubes e entidades estão se mobilizando em apoio ao craque brasileiro. Vinícius Júnior foi chamado de macaco pela torcida do Valencia, no último domingo (21).
Vinícius Júnior obviamente se revoltou contra os atos racistas. Protestou na partida e nas redes sociais. Disse que ' agora é uma competição de racistas e que é preciso haver mais punições. Hoje, sete pessoas foram presas na Espanha.
Vinícius Júnior já sofreu vários tipos de racismo na Espanha, todos de maneira grave. O jogador ainda protestou contra a falta de punições histórica para o problema.
Outro brasileiro sofreu igual a Vinícius Júnior
O detalhe é que Vinícius Júnior tem razão. Ele inclusive relembrou outro caso histórico de racismo na Espanha. Em 1997, o ex-lateral-esquerdo Roberto Carlos foi alvo de racismo, em um Barcelona x Real Madrid, no Camp Nou. Foi chamado de macaco, assim como Vinícius Júnior. "Cada vez que tocava na bola, o publico fazia coisas como macaco", disse o jogador na época.
Roberto Carlos acabou como um dos maiores ídolos do Real Madrid, com conquistas em La Liga e na Liga dos Campeões. Ainda foi pentacampeão do mundo com o Brasil, em 2002.
Após o Real Madrid, Roberto Carlos passou por clubes como Fenerbahçe, Corinthians e Anzhi. Contudo, seu último brilho no futebol foi na Índia, onde fez aparições em 2015.