Desde o início da temporada, o Sport vive um momento de transição. Com seus jogos mandados na Arena de Pernambuco, a torcida rubro-negra, mesmo comparecendo em bom número, não esconde a saudade da Ilha do Retiro.
A Ilha está passando por uma reforma jamais vista na história do clube. Um trabalho que visa deixar o estádio em condições excepcionais para sediar uma grande quantidade de jogos, suportando mudanças climáticas sem prejudicar a qualidade técnica das partidas.
Por isso, a Ilha se tornou um imenso canteiro de obras.
"Retiramos cerca de 700 caçambas de areia do campo", revela o engenheiro Walter Revoredo. "É uma obra profunda, diferente de tudo que já foi feito. Antes, apenas o gramado era modificado. Agora, o terreno está sendo completamente refeito", complementa.
Pela primeira vez, toda a camada de terra foi removida até a impermeabilização. A inclinação do terreno está sendo feita com auxílio de topografia a laser. 60% da terraplanagem já foram finalizados, e a previsão é que o trabalho seja concluído até o final de semana.
Em seguida, será aplicada uma camada de brita (colchão drenante), fundamental para o funcionamento da drenagem, algo que a Ilha não possui atualmente.
Após a brita, 30cm de areia (Top soil) serão adicionados. A grama escolhida foi a bermuda celebration, a mais indicada para gramados esportivos em climas tropicais. Maracanã, Castelão, Arena Fonte Nova e Mineirão são alguns dos estádios que usam essa grama, que em breve estará presente no palco de todos os rubro-negros.
Descoberta surpreendente
Uma descoberta surpreendente durante a escavação: manilhas utilizadas na drenagem do gramado desde a década de 50, quando a Ilha sediou uma partida da Copa do Mundo.
Segundo Leonardo Reis, superintendente de operações e patrimônio do Sport, o cronograma precisou ser reajustado para que o planejamento fosse seguido à risca.
"As obras estão a todo vapor. Superamos algumas surpresas, como as manilhas. O trabalho está sendo feito diariamente e estamos muito satisfeitos com o resultado", declarou Reis.
Ilha pronta em agosto
A expectativa é que a nova Ilha do Retiro esteja pronta no início de agosto.
A espera será recompensada com um estádio renovado, moderno e preparado para receber grandes eventos, proporcionando aos rubro-negros momentos de alegria e glória.