Mais um fim de semana de Fórmula 1, mas não de Fórmula 2, Fórmula 3 e W Series. As "categorias de suporte" da F1 não estarão presentes no GP do Canadá, que acontece entre esta sexta-feira (17) e domingo (19). Mas, qual o motivo?
F2 e F3 tem menos corridas no calendário
É comum vermos, entre as sessões da Fórmula 1, as sessões da F2 e da F3, que acompanham a categoria principal em várias de suas corridas na temporada. No entanto, tendo um escopo menor, as categoria contam com apenas 14 e 9 etapas, respectivamente, no calendário contra 22 da F1.
Sendo assim, é natural que ocorram "buracos" no decorrer da temporada onde os carros dessas duas categorias não se façam presentes.
Fórmula 2 e Fórmula 3 correm apenas na Europa e Oriente Médio
Os custos e complexidade de logística da Fórmula 1 são insanamente altos, algo fora da realidade e até da proposta das categorias menores. Sendo assim, corridas tanto da F2 quanto da F3 só são realizadas na Europa e no Oriente Médio a fim de reduzir os custos.
Mas, isso irá mudar em 2023, já que ao menos a Fórmula 2 está confirmada na Austrália na próxima temporada.
W Series tem apenas 8 pistas
A categoria exclusivamente feminina conta com 10 etapas e 8 pistas no calendário, também acompanhando os finais de semana da Fórmula 1. Diferentemente da F2 e F3, as mulheres atravessam os oceanos e disputam corridas, além da Europa, nos EUA, México e Japão.