A Fórmula 1 vai mudar em breve. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou o novo regulamento da modalidade para 2026. O detalhe é que a nova regra permite que uma gigante: a Volkswagen.
A informação foi divulgada pela própria FIA nas redes sociais e compartilhada por vários sites de notícias, incluindo o blog de Fábio Seixas, do UOL. O novo regulamento da Fórmula 1 seguirá as seguintes diretrizes:
- Manter o espetáculo. A unidade de potência a ser adotada em 2026 terá desempenho semelhante ao atual, com motor a combustão V6 de alta potência
- Sustentabilidade ambiental. A contribuição elétrica das unidades passará a ser de 50%, em vez dos 25% atuais, e o combustível será 100% sustentável
- Sustentabilidade financeira. Redução dos custos, sem que isso prejudique a busca por inovação que sempre foi uma marca da F1
- Atrair novas montadoras. As regras visam possibilitar a entrada de novas marcas na categoria, com gatilhos para que as estreantes possam competir em alto nível.
Essas novas regras foram pedidos da Volkswagen e abre janela para que a construtora entre em duas equipes. A Porsche deve se tornar sócia ao lado da Red Bull, enquanto que a Audi deve se tornar parceria da Sauber, que hoje tem acordo de estrutura com a Alfa Romeo.
Os anúncios oficiais ainda não foram feitos, mas a expectativa é que isso seja feito no decorrer das próximas corridas do calendário da Fórmula 1, que volta no fim de semana nos dias 27 e 28 de agosto, com o GP da Bélgica.