Considerado o maior jogador de futebol americano de todos os tempos, o quarterback Tom Brady, 44 anos, anunciou na manhã desta terça-feira (1), a sua aposentadoria da NFL.
A declaração oficial foi feita no seu perfil do Instagram. Foram 22 temporadas atuando em alto nível, sendo 20 anos pelo New England Patriots e dois pelo Tampa Bay Buccaneers, no qual foi campeão do Super Bowl no ano passado.
>> Tom Brady: Veja quantos títulos do Super Bowl o astro conquistou na carreira
>> NFL: Veja a ordem atualizada do Draft de 2022
>> Super Bowl: Quando e onde será a final da NFL neste ano
Ao todo, Brady colecionou todos os recordes individuais possíveis da sua posição, além das sete conquistas do Super Bowl, mais até do que qualquer outro time.
>> Super Bowl LVI: Saiba quanto custa o ingresso mais barato da final da NFL em Los Angeles
>> Anitta engata romance com jogador da NFL que disputará o Super Bowl; saiba quem é
Brady foi escolhido na 6ª rodada do draft de 2000, o 199° jogador selecionado. Ele foi reserva do Patriots no primeiro ano da carreira. Mas já no segundo virou titular devido a uma lesão de Drew Bledsoe. Depois disso nunca mais perdeu a posição. Foram três títulos em quatro temporadas como titular.
O quarterback só voltou a engatar uma sequência de três títulos pelo Patriots em 2014, 2016 e 2018. Em 2020, deixou sua equipe e foi para o Tampa Bay Buccaneers. Na Flórida, foi campeão logo na primeira temporada. No último ano de carreira, perdeu na semifinal da Conferência Nacional.
Tom Brady é o quarterback com mais vitórias, mais passes para touchdown e mais jardas passadas na história da NFL. Ele ainda é casado com a modelo brasileira Gisele Bündchen.
Confira o texto de despedida na íntegra:
Eu sempre acreditei que o futebol americano era um esporte que teria que dar tudo de si. Se seu comprometimento não estivesse 100% ali, você não seria bem sucedido. E o sucesso é o que eu mais amo nesse nosso jogo.
Existe um desafio físico, mental e emocional TODOS os dias que foi colocado em mim para maximizar meu potencial. E eu tentei o meu melhor nos últimos 22 anos. Não existe atalhos para o sucesso no campo ou na vida. É difícil para escrever, mas lá vai: eu não vou me comprometer.
Competitivamente, de novo. Eu amei minha carreira na NFL e agora é a hora de focar minha energia em coisas que merecem mais a minha atenção. Eu refleti muito na última semana e me perguntei coisas difíceis. E estou muito orgulhoso de tudo o que eu conquistei.
Meus companheiros de time, treinadores, adversários e torcedores merecem 100% de mim mas, agora, é melhor que eu deixe o campo para a próxima geração de atletas comprometidos e dedicados. Aos meus companheiros dos Bucs nos últimos dois anos, eu amo vocês. E amei ir para a batalha com vocês.
Vocês foram tão fundo ao desafiar a si mesmos e me inspiraram a acordar todos os dias e dar o meu melhor. Estarei sempre aqui para vocês e quero continuar vendo vocês se esforçando para serem o melhor de si. Não poderia estar mais feliz com o que conquistamos juntos.
Para todos os torcedores dos Bucs, obrigado. Eu não sabia o que esperar quando cheguei. Mas o apoio enriqueceu a minha vida e a da minha família. Estou honrado por ter jogado para uma torcida tão apaixonada. Que torcida!
Para a cidade de Tampa e toda região de Tampa-St. Petersburg, obrigado. Foi maravilhoso ser um morador de um local tão divertido de estar. Quero ser convidado para o próximo desfile/parada de barco.
À família Glazer, obrigado por me dar a chance e me apoiar. Eu sei que era exigente as vezes, mas vocês forneceram tudo o que eu precisava para vencer e seu comando foi tudo o que um jogador poderia pedir.
Ao Jason Licht, obrigado por seu apoio diário e liderança - eu nunca vou esquecer. Eu nunca estive na Free Agency e ou apreensão se poderíamos alcançar o sucesso.
Sua liderança me deu confiança e sempre serei grato. Ao meu Head Coach Bruce Arians, obrigado me aturar! Sua liderança dura foi ideal. Não teria como termos sucesso sem a sua experiência, intuição e sabedoria. Eu sou muito grato.
Para todos os treinadores dos Bucs, meus sinceros agradecimentos pelo trabalho duro, dedicação e disciplina para criarmos um time vencedor. Eu aprendi demais com cada um de vocês e sempre irei valorizar o relacionamento que tivemos.
Para cada empregado dos Bucs, obrigado. Cada um de vocês foi crucialmente importante e estavam sempre com o sorriso no rosto. Isso significa muito para mim. O trabalho de vocês sempre foi duro, durante todo o dia, mas eu estava vendo cada um de vocês. Obrigado.
Ao Alex Guerrero, obrigado. Eu não poderia ter jogado cada domingo sem você. Simples assim. Sua dedicação ao trabalho, amizade e irmandade são imensuráveis. Nós temos uma ligação inquebrável. Eu amo você.
Ao Don Yee e Steve Dubin, obrigado. Vocês estiveram comigo em cada passo desde que deixei a Universidade de Michigan e depois de eu entrar na NFL. Que jornada! Eu não poderia ter feito isso sem vocês.
Aos meus parentes e família (e às famílias dos meus amigos), eu amo vocês e obrigado por seu eterno suporte e amor. Eu não não posso nem imaginar o tempo e energia que vocês me deram nesses últimos 30 anos de futebol americano. Nunca vou conseguir pagar isso de volta. E apenas saibam que eu os amo demais.
E, por último, à minha esposa Gisele e às minhas crianças Jack, Benny e Vivi. Vocês são minha inspiração. Nossa família é a minha grande conquista. Eu sempre saí do campo e fui para casa com a esposa mais amorosa e apoiadora que fez de TUDO pela nossa família para permitir que eu me concentrasse na minha carreira.
Seu altruísmo me permitiu alcançar novos patamares profissionalmente, e eu não tenho palavras para descrever o que você representa para mim e para a nossa família. Te amo amor da minha vida (em português)".