Dicas e informações de viagens, férias e turismo

Turismo de Valor

CEARÁ

Cumbuco: A praia do Ceará marcada por belezas e bons ventos para o kitesurfe

A praia, considerada o paraíso pelos kitesurfistas, conta também com belas praias, dunas de areia, lagoas refrescantes e passeios de buggy

Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 30/01/2022 às 8:00
Brasil, especialmente o litoral nordestino, é um local privilegiado para a prática do - Prefeitura de Caucaia / Divulgação

E o vento levou (e continua levando) muita gente para conhecer a Praia de Cumbuco, no município de Caucaia, a apenas 30 km de Fortaleza, no Ceará. A calmaria do pequeno vilarejo contrasta com o intenso vai e vem das velas de kitesurfe bailando no céu. Os ventos fortes e constantes fazem do destino um dos melhores locais do Brasil para a prática da modalidade, já tendo inclusive servido de palco para a quebra de um recorde mundial do Guinnes Boook. Mas, além dos esportes, o local atrai também pelo pacote clássico do Nordeste com belas praias, dunas de areia, lagoas refrescantes e passeios de buggy.

“O município de Caucaia fica pertinho de Fortaleza, bem ao lado mesmo, e conta com uma praia perfeita que é a de Cumbuco. Tendo o vento como principal aliado, ela é muito procurada pelos praticantes de kitesurfe, inclusive temos vários medalhistas olímpicos no esporte. A praia conta boa hospedagem e gastronomia e ainda lindas dunas e a Lagoa do Cauipe com um por do sol fantástico”, disse a secretária de turismo Yrwana Albuquerque.

A proximidade da capital cearense faz com que a Praia de Cumbuco seja bastante visitada no esquema bate e volta. Porém a pequena e tranquila vila tem atrativos para que os turistas realmente fiquem. Assim que chegar você pode escolher um dos vários beach clubs que oferecem boa estrutura com tendas, piscina, restaurante e banheiro. Depois vale um passeio de buggy “com ou sem emoção” pelas dunas de areia da região. No caminho, vale uma parada na auto-explicativa “parada obrigatória”, um mirante com balanços e pórticos feitos para tirar aquela foto de recordação do lugar.

Na volta a dica é passar pela Lagoa de Barra do Cauipe que também atrai muitos kitesurfistas, mas é possível tomar um banho no local com tranquilidade e curtir a brisa comendo algum tira-gosto nos barzinhos do local. Mas não tem como negar que o principal atrativo de Cumbuco é mesmo a tão badalada praia, onde é facil escutar sotaques de todas as partes do mundo. Por ser considerada a Meca do kitesurfe no Brasil, vários estrangeiros não só frequentam assiduamente, como também fixaram residência e abriram empreendimentos como pousadas e restaurantes no local.

Caso você queira não apenas admirar, mas sim arriscar a modalidade fique tranquilo que o que não falta na Praia do Cumbuco são escolinhas de kite. Mas como é que o local foi parar no famoso Guinnes Book? O dia histórico foi o 22 de setembro de 2019, quando simplesmente 596 kitesurfistas de todas as partes do mundo velejaram ao mesmo tempo na praia, quebrando o recorde maior desfile de praticantes da modalidade do mundo. A marca anterior era de 2016 com 423 pessoas velejando no Sul da Inglaterra.

O turismólogo Helder Gondim estava presente na praia no momento da quebra do recorde e diz que a cena foi inesquecível. “O Cumbuco é conhecido mundialmente como o Havaí do kitesurfe e o recorde só mostrou a grandiosidade do destino para a prática do esporte. Essa data foi muito marcante para a praia, um céu colorido e muita gente no mar. Foi incrível, impressionante mesmo”, disse.

A microempresária pernambucana Isa Stalang, de 25 anos, mora há 10 anos na Praia do Cumbuco e se apaixonou pelo lugar. “As praias de Pernambuco são incríveis, mas me encantei com o Cumbuco e aprendi a amar o lugar. Eu moro muito próximo à praia e ela é um refúgio pra mim. Curtir o nascer ou o pôr do sol lá me transmite muita paz”, comentou Isa, mais uma levada pelos bons ventos de Cumbuco.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS