Petrolândia e Cânions do Xingó: uma viagem pelos mares do sertão

Roteiro une a "Atlântida Brasileira" em Pernambuco e os cânions do Rio São Francisco em Sergipe
Leonardo Vasconcelos
Publicado em 26/02/2023 às 7:00
O cenário da igreja parcialmente submersa é o mais conhecido da cidade Foto: Divulgação / Prefeitura de Petrolândia


O “Mar do Sertão” ficou mais evidente recentemente com a novela da globo ambientada no Vale do Catimbau, em Buíque, no Sertão de Pernambuco. Mas perto de lá há muito tempo outros “mares” vem atraindo turistas para quem diria se banhar na árida região nordestina. Estamos falando de Petrolândia, a “Atlântida Brasileira”, que foi inundada na década de 80, em Pernambuco, e dos Cânions do Xingó, banhados pelo Rio São Francisco, em Sergipe.

Ambos os destinos fazem parte de um roteiro montado pela agência pernambucana de ecoturismo Vem de Andada, com a qual a equipe de reportagem viajou. “Nós fomos a primeira agência do Recife a incluir Petrolândia nos roteiros e hoje é impossível não colocá-la quando vamos ao Sertão, o pessoal pede bastante. E juntá-la com os imponentes Cânions do Xingó no mesmo passeio foi um casamento perfeito. Só quem vê esses dois “mares” de água doce surgindo bem no meio da paisagem árida sabe o quanto é mágico!”, afirmou o dono da agência Rosildo Júnior.

O ônibus com o grupo partiu do Recife em uma sexta-feira, por volta das 23h, e no início da manhã do sábado chegou em Petrolândia, a 459 km da capital pernambucana. Após o café da manhã, o grupo embarcou umas 9h em um catamarã rumo à famosa igreja submersa do Sagrado Coração de Jesus. Depois de contemplar o principal cartão-postal da cidade, ele foi levado até icônica ilha de Rarrá, localizada bem no meio entre Pernambuco e Bahia.

No local existe um restaurante, onde é servido o almoço. Depois se banhar nas águas do oásis que mais parece uma miragem no meio do rio, o grupo pega o catamarã de volta e na sequência embarca no ônibus rumo à Piranhas, em Alagoas. A noite no local é imperdível com espetáculos de cangaceiros e muitos bares animados com forró.

Ainda de madrugada, uma dica para os turistas mais dispostos, vale a pena subir os 365 degraus que levam até o Mirante Secular para admirar um lindo nascer do sol lá do alto. Para os que descansaram a programação começa por volta das 8h com a ida de ônibus até a cidade de Canindé de São Francisco, em Sergipe, de onde partem os catamarãs rumo aos impressionantes Cânions do Xingó, quinto maior cânion navegável do mundo.

@viajareumprazer / divulgação - Os cânions do Xingó, em Sergipe, são lindos e imponentes

Entre os paredões rochosos são instaladas plataformas flutuantes para que os turistas possam tomar banho tranquilamente no Rio São Francisco. No local também são oferecidos passeios em canoas até a conhecida Gruta do Talhado, onde fica uma imagem de São Francisco.

A jornalista Renata Belle, de 33 anos, não conhecia os destinos e foi, inclusive, sua primeira viagem sozinha. "Foi uma experiência incrível, fiz amizades maravilhosas no grupo e descobri maravilhas do Sertão. Esse tipo de viagem vai muito além de lazer, é aprendizado, cultura da nossa gente. Todos nordestinos deveriam fazer esse passeio, já quero ir de novo", disse Renata.  De fato, a velha profecia de que o Sertão vai virar mar se fez realidade, uma linda e cada vez mais visitada realidade. Afinal como dizem: quem se banha nas águas do Velho Chico sempre volta. 

 

TAGS
petrolândia Rio São Faancisco Sertão
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory