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Mercado de suplementos cresceu 12% no Brasil em 2018

10 / abr
Publicado por Luana Ponsoni às 15:35

O Brasil é um dos países que mais crescem no segmento de suplementos alimentares. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI), em 2018, só o setor de Sport Nutrition, uma das quatro divisões do mercado (que ainda inclui Wellness, Perda de Peso e Nutrição Cosmética) faturou cerca de R$ 2,24 bilhões, crescendo 12% em relação ao ano anterior, e a expectativa é que em 2019 ultrapasse esse índice, registrando crescimento na ordem de 15%.

“O pico de crescimento do setor de sport nutrition foi em 2012, de 21%. Desde então, houve redução do percentual de crescimento, mas sempre avançamos”, explica o presidente da Abenutri, Marcelo Bella, que também é CEO da Black Skull. Segundo ele, a estimativa dos próximos cinco anos é promissora e se dá devido ao aumento do número de consumidores de suplementos no Brasil.

Com o crescimento do mercado fitness, a nova regulamentação da Anvisa, aprovada em meados de 2018, criou regras específicas para o setor e irá contribuir para o acesso dos consumidores a suplementos alimentares seguros e de qualidade e ainda deve impactar no crescimento do setor a partir de 2024.

 

“Nossa expectativa era de um crescimento de 15% em 2018, mas o mercado foi fortemente impactado por uma grande inadimplência. Ou seja, fornecedores acabaram tendo que restringir mais o crédito para os revendedores. 30% dos pagamentos do setor foram atrasados e as perdas com o não pagamento ficaram em torno de 4%”, explicou o executivo da ABENUTRI, Marcelo Bella.

Atualmente, são comercializadas no Brasil mais de 500 marcas pertencentes a 100 empresas, sendo 70% nacionais e 30% importadas, num total de 11 mil pontos de venda. O perfil do consumidor é constituído por 80% de jovens, entre 15 e 30 anos, dos quais 80% homens e 20% mulheres das classes de A a D. Quanto aos canais de vendas, 60% são lojas físicas especializadas e 40% são por e-commerce.

OS MAIS VENDIDOS

Levantamentos recentes apontam que os suplementos mais vendidos são os proteicos, que dominam 60% das vendas, dos quais 40% equivalem aos produtos em pó; 5% líquidos e 15% barras proteicas. O segundo tipo de suplementação mais vendida são os aminoácidos, que correspondem a 20% do mercado ( 51% BCAA’s; 10% creatina e 5% L-carnitina). A seguir, vêm os suplementos indicados para pré-treinos, com 15%; e por último, os suplementos hipercalóricos (os chamados “gainers”, utilizados para ganho de peso), que totalizam 5% das vendas.


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