25
jun

CrossFit e emagrecimento: entenda o que há por trás dessa relação

25 / jun
Publicado por Luana Ponsoni às 17:11

Foto: SantéCrossFit/Divulgação

Não é que os demais métodos de treinamento ou exercícios físicos sejam menos eficientes. Mas quem costuma aderir verdadeiramente ao Crossfit, na maioria das vezes, chama atenção pelos resultados obtidos. Sobretudo no que diz respeito ao quesito emagrecimento. Em um primeiro momento, até mesmo especialistas da área da Educação Física limitam esse fato à alta intensidade do método inventado pelo ex-ginasta Greg Glassman. Mas os coaches que trabalham diretamente com a modalidade conseguem dar uma visão mais completa dos motivos pelos quais os frequentadores das boxes conseguem eliminar massa gorda com tanta facilidade.

Coach com o curso Crossfit Level 1,  além de Core 360 (fases 1/2/3 e 4) e Clínica de Gymnastics, a treinadora da Santé CrossFit Bruna Andreolli sintetizou as razões que fazem do CrossFit um verdadeiro pulverizador das gordurinhas indesejadas.

CROSSFIT E EMAGRECIMENTO

Por Bruna Andreolli

Foto: Lanny Prado/Divulgação

ALTA INTENSIDADE

Foto: SantéCrossFit/Divulgação.

No CrossFit a gente trabalha com a nossa alta intensidade e isso traz alguns auxílios, tanto com relação a gastos calóricos elevados, quanto à própria intensidade do treino, potência, enfim. Aos afins que a gente fala da alta intensidade e, dentro dessa alta intensidade, a gente consegue ter esses gastos calóricos muito maiores. Talvez seja por isso que muitas pessoas têm esses bons resultados e acham que o CrossFit tenha no emagrecimento o seu ponto forte. É a principal mudança que todos notam. “Poxa, como você emagreceu depois que entrou no CrossFit”, esse tipo de comentário é bem comum.

TREINOS EM GRUPO

Foto: SantéCrossFit/Divulgação

A partir do momento em que eu tenho aulas em grupo, todas as pessoas desse grupo acabam se estimulando. O CrossFit tem essa característica de comunidade muito forte. E quando a gente fala de comunidade, todos se ajudam, todos se incentivam, independente de um ser melhor que o outro. A evolução está sempre ali, à disposição de todos. Então, quando o aluno participa dessas aulas em grupo, ele acaba estimulando também a outra pessoa. Essa é uma possibilidade que as aulas coletivas trazem, essa interação, em que todo mundo se ajuda. E isso é bastante interessante quando a gente faz a conexão com a questão do emagrecimento.

ALIMENTAÇÃO

Foto: Divulgação

Para o CrossFit, a gente pensa em uma pirâmide básica e a base dessa pirâmide é a nutrição. E isso é para o CrossFit ou para qualquer atividade física. Passamos a pensar melhor na nossa alimentação, para depois pensar no condicionamento metabólico, para depois começar a pensar nos movimentos ginásticos com peso corporal e assim a gente vai evoluindo até chegar a níveis mais elevados do esporte. Com relação à base da nossa pirâmide, a gente começa a associar a nutrição com o CrossFit quando começa a experimentar as primeiras evoluções no método. Às vezes, nem todo mundo dá a devida importância à alimentação assim que começa a treinar. Mas é essa atenção que também garante uma performance melhor. A partir do momento em que você vai evoluindo no treino, vai evoluindo na questão estética, na vida, no bem-estar, em tudo. A base mais importante para a gente é a nutrição.

ADAPTAÇÕES

O CrossFit é totalmente adaptável a tudo e a todos. Então, se a pessoa estiver muito acima do peso e não consegue fazer determinado movimento, tem dificuldade em subir uma simples escada em casa. Na box tem os saltos na caixa e ele não vai conseguir fazer inicialmente? Tudo é adaptado dentro daquele padrão de movimento original, o mais semelhante possível. Pode ser que a pessoa não faça determinado movimento, mas será adaptado. Se ainda é um desafio enorme fazê-lo, ela vai aprender outros para que no futuro consiga fazer aquele. É um caminho longo e duradouro. As evoluções são percebidas ao longo do percurso. Não há desestímulo, todos são capazes. Ninguém entra no CrossFit sabendo fazer o melhor. Todos começaram no nível de base. É ter paciência e dedicação.

 

 

 


Veja também