Contaminação

No Instagram, Preta Gil revela "estou com coronavírus"

A cantora está em isolamento desde a realização do exame. Preta se apresentou no casamento da irmã de Gabriela Pugliesi

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 14/03/2020 às 15:27
Foto: Reprodução/Instagram
Cantora falou através de vídeos no Instagram sobre seu diagnóstico - FOTO: Foto: Reprodução/Instagram
Leitura:

A cantora Preta Gil revelou na tarde deste sábado (14), que testou positivo para o novo coronavírus. Através de stories em seu Instagram, a carioca informou que está em quarentena desde o dia em que realizou o teste. “A partir do momento que fiz o exame, já me coloquei em isolamento e permanecerei assim por mais quantos dias os meus médicos disserem que eu tenho que ficar”.

No último fim de semana, Preta Gil se apresentou em um casamento na cidade de Itacaré, na Bahia. Três convidados da celebração testaram positivo para a doença, entre eles a influencer Gabriela Pugliesi, irmã da noiva, Marcella Minelli. “Eu não me preocupei muito porque eu não tive contato com nenhuma dessas três pessoas”, contou nos stories.

Assim que os primeiros sintomas da doença apareceram, Preta realizou os exames e se colocou em quarentena. "Na quarta à noite, eu comecei a sentir um calafrio surreal, muita dor de cabeça, dor no corpo, uma ligeira dor de garganta. A partir do momento que eu fiz o exame, já me coloquei em isolamento. E hoje saiu o resultado: estou com coronavírus", expôs a cantora que tranquilizou os fãs, “eu tô bem, tá? Essa hora é a cabeça que a gente tem que cuidar, o corpo físico… tô com os sintomas, um pouco de dor de cabeça. Mas vou melhorar já já”, relatou.

MAIS FAMOSOS

A influencer baiana Gabriela Pugliesi, de 34 anos, revelou em suas redes sociais na quinta-feira (12) que foi diagnosticada com coronavírus. Segundo informações do portal G1, a suspeita é que a blogueira tenha contraído a doença durante o casamento da irmã dela.

"Gente, eu estava dormindo, dando uma descansada, porque eu estou realmente gripada, como vocês já sabem. Estava esperando ansiosamente o meu resultado, dos exames que eu fiz, e deu positivo para coronavírus. Nem passava pela minha cabeça, eu realmente tava crente que [a gripe] era de bebida, de festa e tal", disse Pugliesi no stories do Instagram.

Também nesta quinta-feira (11), o cantor sul-matogrossense Di Ferrero usou sua rede social para revelar a seus fãs que foi contagiado pelo coronavírus. O artista contou em seus Stories do Instagram que já está isolado, impedindo o contágio, mas passa bem.

“Bom, eu fui diagnosticado com Coronavírus. É, eu tô com o Corona, mas eu queria falar que eu tô bem, tô me cuidando. Já estou isolado aqui alguns dias e ficarei mais alguns dias isolado. Tô sentindo como se tivesse uma gripe, mesmo, tava me sentindo com falta de ar e agora eu tô bem”, explicou ele, que teve que cancelar uma série de compromissos e shows. 

Tom Hanks e sua mulher, Rita Wilson, o jogador de basquete francês Rudy Gobert e a irmã do ator Matthew Broderick são alguns dos famosos internacionais que também já foram diagnosticados com o novo coronavírus. Todos estão em quarentena após o resultado positivo.

Tom Hanks e sua esposa, ambos de 63 anos, contraíram a doença na Austrália, onde participavam das gravações de um filme, ainda sem nome, sobre Elvis Presley.

"Olá, pessoal. Rita e eu estamos aqui na Austrália. Nos sentimos um pouco cansados, com frio e com dores no corpo. Rita tinha uns calafrios que iam e vinham. Leves febres também. Para fazer tudo certo, como é preciso no mundo agora, fomos testados para o coronavírus, e o resultado foi positivo", escreveu Hanks em sua página no Twitter, confirmando o diagnóstico.

O novo coronavírus já atingiu mais de 124 mil pessoas em todo o mundo e deixou mais de 4,6 mil mortos.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

>>Teste para novo coronavírus será coberto por planos de saúde, diz Ministério

>> Saiba quais são seus direitos no caso de cancelamento de viagens devido ao Coronavírus

>> Hospital Oswaldo Cruz terá 120 novas vagas para tratar do coronavírus

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo

OMS declara pandemia de novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nessa quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".

"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.

"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.

Foto: Divulgação/Facebook
Preta Gil apresentou sintomas na quarta-feira (11) - FOTO:Foto: Divulgação/Facebook

Comentários

Últimas notícias