O Ministério da Saúde pediu ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) o cadastro de cerca de 140 mil médico-veterinários brasileiros que, diante da situação emergencial causada pela pandemia, poderão ser recrutados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS), durante o enfrentamento do novo coronavírus.
» Pernambuco registra nove mortes e 106 casos de coronavírus
» Coronavírus: Banco Central anuncia que pode liberar até R$ 650 bilhões na economia
» Estudantes da área de saúde poderão ajudar no combate ao coronavírus
“É um contingente qualificado de profissionais de Saúde Única à disposição do Ministério da Saúde para auxiliar no que for necessário, com capacitação para cuidar da saúde animal, humana e do meio ambiente, e vasto conhecimento sanitário para ajudar o País a superar essa pandemia”, afirmou o presidente do CFMV, o médico-veterinário Francisco Cavalcanti.
Antes de serem convocados, os médico-veterinários brasileiros terão de preencher um formulário eletrônico chamado Registra RH, disponibilizado pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da Unidão, nesta quinta-feira (2).
Após a fase de validação de cadastro, os profissionais de saúde terão de passar por capacitação obrigatória nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes). Os cursos serão a distância. Os médico-veterinários receberão certificado de conclusão e só depois poderão ser convocados.
Em virtude da situação pandêmica de infecção humana da covid-19, o Ministério da Saúde ressaltou, em seu comunicado oficial ao CFMV, “o caráter obrigatório do cadastramento dos profissionais e da participação na capacitação”. De acordo com a portaria, o ministério identificará e reportará ao conselho os dados do profissional que não se cadastrar e que não concluir os cursos de capacitação.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Convocação
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
O que é coronavírus?
Como prevenir o coronavírus?
Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada