O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), decidiu, nesta segunda-feira (6), estender a quarentena em São Paulo, que acabaria no dia 7 de abril, até o dia 22 de abril. A medida foi tomada para tentar conter o avanço do novo coronavírus. São Paulo, até o momento, é o estado com maior número de pessoas infectadas pela covid-19. Segundo dados desse domingo (5) da Secretaria Estadual de Saúde, há 4.620 casos confirmados em SP e 275 pessoas morreram vítimas da doença.
Segundo informações do G1, a determinação será publicada nesta terça-feira (7) no Diário Oficial. "Sim, a prorrogação da quarentena será feita por mais 15 dias no estado de São Paulo, do dia 8 de abril a 22", disse o governador. Ele comentou ainda que a medida "é constitucional" e deve ser seguida por todos os municípios do estado.
Pela determinação, bares, restaurantes, cafés, casas noturnas, shopping centers e galerias, academias e centros de ginástica, espaço para festas, casamentos, shows e eventos e escolas públicas ou privadas deverão permanecer fechados. Bares, cafés e restaurantes podem funcionar apenas para delivery e/ou drive thru.
Deverão seguir funcionando durante o isolamento: hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas, transporte público, transportadoras e armazéns, empresas de telemarketing, petshops, deliverys, supermercados, mercados e padarias, limpeza pública e postos de combustível.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.