Um bebê de apenas cinco dias de vida morreu, na última terça-feira (7), vítima do novo coronavírus, em Natal, no Rio Grande do Norte, segundo o portal G1. O recém-nascido teve insuficiência respiratória como causa oficial do óbito, de acordo com informações da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do RN.
De acordo com o boletim divulgado nesta quarta-feira (8) pela Sesap, o Rio Grande do Nortes tem 261 casos confirmados de coronavírus e 2.619 casos suspeitos.
A forma como se deu a contaminação do bebê ainda é desconhecida e está sendo investigada pela Secretaria. "Por mais que o teste tenha dado positivo, ainda não se sabe se o contágio foi pós-parto, precisa de um aprofundamento da investigação (sobre a contaminação) com os parentes", disse o secretário adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli.
O caso é a terceira morte registrada na capital do Rio Grande do Norte e a 11ª no Estado.
Apesar de se desenvolver de forma mais grave em pessoas com mais de 60 anos e que têm doenças respiratórias e cardíacas, a covid-19 já fez outras vítimas consideras fora do grupo de risco no mundo inteiro. No Brasil, há pelo menos dois casos de mortes de bebês pela doença. Também na terça-feira, a Secretaria de Saúde do Ceará confirmou a morte de um bebê de três meses por coronavírus.
A mãe do bebê deu entrada na maternidade no dia 2 de abril, apresentando quadro de hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome respiratória que ainda precisa ser esclarecida. Ela fez exame e aguarda o resultado do Lacen. Enquanto isso, está em isolamento domiciliar.
A criança nasceu prematura, com 30 semanas de gestação, apresentou insuficiência respiratória e ficou na UTI neonatal. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal não informou se o bebê já nasceu com problema respiratório ou se era resultado da doença.
Também nesta quarta, outro caso de bebê infectado pelo coronavírus foi confirmado na Bahia. A criança recém-nascida foi testada após a mãe, que tinha 28 anos, morrer por causa da covid-19. De acordo com o pai da criança, ela está isolada e sem sintomas.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.