Com mais de 411 mil infectados pelo novo coronavírus e 25.598 óbitos, divulgados nessa quarta-feira (28), o Brasil é o segundo país com mais casos e mortes da doença, atrás apenas dos Estados Unidos. Com o aumentos dos casos, Estados e cidades do País decretaram lockdown e enrijeceram as regras do isolamento social. Em Pernambuco, por exemplo, desde o dia 15 de maio, cinco municípios aderiram as medidas mais severas da quarentena que vão até o próximo sábado (30).
>> Lockdown não deve ser prorrogado, segundo secretário de Saúde do Recife. E nem adiantaria
>> Pandemia 'acelera' na América Latina enquanto resto do mundo reabre a economia
>> Ministério da Saúde admite que quantidade de testes para coronavírus feita no País não é ideal
>> No centro comercial de Jaboatão dos Guararapes, lockdown parece não existir
>> Última semana de lockdown começa com mais sete pontos de bloqueio no Grande Recife
No Amapá, primeiro estado a decretar lockdown em todos os municípios, as medidas mais rígidas de isolamento social entraram em vigor no dia 19 de maio e vão durar 10 dias, até o dia 29 deste mês. O estado teve, até essa terça-feira, 6.785 casos e 173 óbitos.
Em Fortaleza, capital do Ceará, o lockdown começou a funcionar no dia 8 de maio e foi prorrogado pelo governador do estado até 31 de maio. Entre as medidas para capital destacam-se a proibição de deslocamento de veículos e pessoas sem justificativa e o uso obrigatório de máscaras.
Já na Bahia, Salvador e mais oitos cidades aderiram medidas mais rígidas na última segunda-feira (25). A medida vai até a próxima sexta-feira (29) e é parte da antecipação de feriados estaduais e municipais. Em Minas Gerais, a cidade de Jaboticatubas adotou o lockdown no último sábado (23). A medida, no entanto, só funcionará nos finais de semana e terminará no próximo domingo (31).
Antecipação de feriados
Para aumentar o índice de isolamento social e diminuir os impactos da quarentena quando tudo se 'normalizar', alguns estados e cidades aderiram à antecipação de feriados. É o caso de Campina Grande, na Paraíba, Aracaju, São Paulo, Garanhus e Caruru, em Pernambuco.
>> Caruaru aprova antecipação do feriado de São Pedro, em junho, para fim de maio
>> Recife pode antecipar feriados para ampliar medidas contra o coronavírus; veja quais
>> Três feriados, incluindo São João, são antecipados para esta semana em Garanhuns
Saída do lockdown
Enquanto em algumas cidades o isolamento ainda irá durar alguns dias, outras já voltaram a ter regras mais brandas da quarentena. Assim é o caso de algumas cidades do Maranhão, de Niterói, no Rio de Janeiro, que saiu do lockdown na última quinta-feira (21), de Belém e outras 15 cidades paraenses.
Sair das medidas mais rígidas do isolamento social não significa voltar à 'normalidade', pois ainda é válida as medidas mais brandas do confinamento.
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada
Comentários