O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), comunicou no seu pronunciamento desta quarta-feira (20) a reabertura "gradual" das atividades econômicas em seu Estado. A medida começa a valer na segunda-feira (25). Mais cedo, o Ministério da Saúde havia dito que o Maranhão tinha 15.114 casos confirmados da covid-19 e 634 mortes pela doença, mas os números foram atualizados à noite pelo Governo do Estado, subindo para 16.058 casos e 663 óbitos pela covid.
Ainda no discurso, o líder estadual disse que essa abertura vai ser dividida por setores, que deverão seguir os protocolos sanitários e de seguranças. As normas serão aprovadas pela Casa Civil.
>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus
A medidas de reabertura gradual da economia no Maranhão devem se estender por 45 dias. De acordo com Dino, a ordem que restringe atividades comerciais e a circulação de pessoas para conter o avanço desenfreado da covid-19 no Estado vai ser mantida até o domingo (24).
Com a determinação, serão reabertas, a princípio, as empresas onde trabalham somente o dono e pessoas que são do seu grupo familiar, ou seja, as empresas familiares. A definição vale para todas as empresas maranhenses que possuam tal característica.
Agora, os comerciantes deverão seguir, à risca, todos os protocolos de higiene para evitar contágio pelo novo coronavírus. "Para outros segmentos econômicos, a liberação dependerá da aprovação, pela Casa Civil, de protocolos sanitários setoriais que já estão sendo elaborados", explicou Dino.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.