saúde

É preciso ter o Cartão do SUS para se vacinar contra a covid-19? Tire dúvidas sobre o sistema de saúde

Criado em 1988, o SUS oferece a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 18/01/2021 às 19:01 | Atualizado em 19/01/2021 às 1:03
Notícia
X

Criado em 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde. Atualmente, ele é responsável por oferecer gratuitamente 19 tipos de vacina e também irá oferecer imunização contra a covid-19. Diante disso, o JC preparou um tira-dúvidas com todas as informações sobre o sistema, inclusive se será necessário ter cartão para poder se vacinar contra o novo coronavírus.

 

O que é o SUS?

O SUS é um sistema formado por um conjunto de serviços de saúde que pode ser acessado por qualquer cidadão no território nacional - tanto brasileiros quanto estrangeiros - de forma gratuita.

Quais serviços o SUS oferece?

O SUS oferece serviços como procedimentos ambulatoriais simples até atendimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos. O SUS também é responsável por atualmente oferecer gratuitamente 19 tipos de vacinas.

Como ter acesso ao SUS?

A porta de entrada preferencial do sistema são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), popularmente chamado de postos de saúde, que realizam atendimento clínico agendado, pequenas urgências e visitas domiciliares.

Como fazer o Cartão Nacional de Saúde (CNS)?

Para fazer o Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como Cartão do SUS, basta se dirigir à UBS mais próxima da sua residência portando os seguintes documentos pessoais: Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP (se tiver). Em alguns municípios, é solicitada a apresentação de comprovação de residência.

Quantas pessoas o SUS atende?

Cerca de 180 milhões de brasileiros são beneficiados pelo SUS, que por sua vez, realiza, por ano, cerca de 2,8 bilhões de atendimentos.

É obrigatório possuir o cartão para ser atendido?

A apresentação do Cartão SUS é importante no momento do atendimento, mas não é impeditivo para que o mesmo seja realizado.

É obrigatório possuir cartão para tomar a vacina contra a covid-19?

Não é obrigatório ter o cartão, mas o governo recomenda que a população baixe o aplicativo do Conecte SUS, disponível nos sistemas Android e iOS, para ter acesso aos serviços hospitalares, entre eles, as informações sobre a vacina contra a covid-19. 

Tags

Autor