imunização

Índia irá exportar doses de vacina para o Brasil nesta sexta-feira (22)

Notícia foi dada pelo secretário de Relações Exteriores do país, Harsh Vardhan Shringla, para a agência Reuters

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 21/01/2021 às 14:51 | Atualizado em 21/01/2021 às 16:36
Notícia
X

Atualizada às 16h22

A Índia liberou a exportação comercial das vacinas contra a covid-19Com isso, dois milhões de doses serão enviadas ao Brasil nesta sexta-feira (22). O Marrocos também receberá doses do imunizante. A informação foi divulgada pela agência Reuters, que entrevistou o secretário de Relações Exteriores do país, Harsh Vardhan Shringla, e confirmada pelo Ministério da Saúde.

Essas doses que virão para o Brasil são do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, fabricadas no Instituto Serum, da Índia. Por ser o maior produtor de vacinas do mundo, o Instituto recebe pedidos de diversos continentes. Nesta quinta-feira (21), um incêndio atingiu a Serum, mas as vacinas não foram atingidas.

Em sua declaração, o secretário de Relações Exteriores do país disse que a distribuição comercial do imunizante começará a partir desta sexta-feira, seguindo o compromisso do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, de que a capacidade de produção indiana deve servir à toda humanidade para combater a pandemia do novo coronavírus.

O governo da Índia havia suspenso a exportação de doses da vacina até iniciar a sua campanha de vacinação, o que aconteceu no último fim de semana. Após isso, o país enviou doses do imunizante para países vizinhos, como Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

Em nota, o Ministério da Saúde confirmou a vinda das vacinas da Índia e afirmou que a carga será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de janeiro. Veja o texto na íntegra:

"O Ministério da Saúde informa que as 2 milhões de doses da AstraZeneca devem chegar ao Brasil nesta sexta-feira, 22, no fim da tarde. A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de janeiro."

Incêndio no Instituto Serum

Um incêndio atingiu o Instituto Serum, que produz as vacinas Covishield contra a covid-19, nesta quinta-feir. De acordo com o jornal Times of India, o fogo não atingiu os imunizantes e pelo menos cinco pessoas morreram no incêndio. Adar Poonawalla, diretor-executivo da empresa, confirmou que houve mortes, mas não informou a quantidade.

A empresa está localizada na cidade de Pune, na Índia. Informações iniciais apontam que o incêndio teria atingido dois andares do Terminal 1, onde está sendo construída uma nova fábrica. Bombeiros foram até o local para o controlar o fogo.


Tags

Autor