Suposta 'cobra com patas' invade casa no interior da Bahia e assusta moradores
Animal apareceu em Mairi, centro-norte da Bahia, na tarde desta segunda-feira (22)
Um pequeno lagarto, parecendo uma cobra com pernas, assustou os moradores de Mairi, centro-norte da Bahia, na tarde desta segunda-feira (22). Trata-se de um Diploglossus lessonae, conhecido popularmente como briba, calango-coral, dentre outros.
Em um primeiro momento o CORREIO publicou que era uma Chalcides striatus, conhecida como cobra-de-pernas ou fura-pastos. Porém, a informação foi corrigida pelo zoólogo Arielson Protázio, da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).
- Bélgica confirma primeiro caso de coronavírus em animal doméstico transmitido pelo dono
- Gata siamesa é o primeiro animal infectado pelo coronavírus no Reino Unido
- Animal considerado extinto na natureza desde 1970 é encontrado na Indonésia
- Projeto que quer proibir veículo de tração animal em Pernambuco está parado há dois anos
- Moto bate em vaca, e mulher e animal morrem, em Caruaru, Agreste de Pernambuco
- Em caso de ataque, tutor de animal pode ser punido civil e criminalmente
Arielson explicou que este lagarto é tipicamente brasileiro e geralmente é encontrado em áreas de Caatinga e Mata Atlântica da maioria dos Estados do Nordeste. No Estado da Bahia, a espécie tem registros de ocorrência para os municípios de Miguel Calmon, Feira de Santana, Santo Amaro e, mais recentemente, em Cruz das Almas.
"Diploglossus lessonae tem como principal característica o hábito semifossorial, portanto, passa grande parte do tempo enterrada ou sob rochas e galhos, o que faz com que seja difícil de ser visualizada pelas pessoas. Além disso, é uma espécie que possui pernas relativamente curtas, característica de algumas linhagens de lagartos, o que comumente faz com que seja confundida com uma serpente", explicou o especialista em contato com a reportagem.
O lagarto de Mairi entrou na casa de uma mulher da Rua Afonso Pedreira, no bairro da Lapinha e terminou morto pelos moradores.