MOBILIDADE

Veja passo a passo de como baixar a CNH Digital e o documento do carro

Documentos podem ficar guardados no seu celular, no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 24/08/2021 às 10:50 | Atualizado em 24/08/2021 às 11:17
Notícia
X

Passou o tempo em que esquecer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o documento do carro em casa renderia dor de cabeça aos motoristas. Agora, além do físico, ambos podem estar guardados dentro do seu celular, no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Além de ter a mesma validade que os impressos, o registro do veículo ainda pode ser compartilhado com outras pessoas que o utilizam.

Você pode ter a Carteira Digital de Trânsito se a sua carteira de motorista possuir um QR Code na parte de trás, um código de barras que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

O aplicativo permite também consultar o histórico de emissão da CNH e compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Além da visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas em todo o País.

De forma digital, o condutor pode receber notificações de recall, com as orientações sobre o defeito e as providências necessárias; e mensagens de campanhas educativas oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Veja passo a passo de como baixar a CNH Digital

1. Instale o aplicativo

Instale o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito em seu celular por meio da App Store, para dispositivos iOS, ou pela Google Play, para Android.

2. Realize acesso por meio do Login Único

Depois de instalar o aplicativo, você precisará fazer acesso através do Login Único do Gov BR.

3. Gerar CNH Digital

Depois de ter realizado seu login, agora você precisará apontar a câmera para o QR Code que fica na parte de trás de sua carteira de motorista e depois tirar uma foto dentro do aplicativo. O aplicativo vai primeiro comparar a sua foto com a foto do banco de dados do Detran. Por último, você vai confirmar o CEP cadastrado no DETRAN do estado de sua CNH. Se estiver tudo certo, o aplicativo vai gerar a CNH Digital.

OBS: Se você tiver problemas em gerar a CNH Digital, deverá procurar o Detran de origem para verificar a situação. Em alguns casos, o problema é solucionado atualizando o número de celular, e-mail e CEP, que são itens obrigatórios.

4. Gerar o documento digital do veículo

Para adicionar o documento do veículo, com o aplicativo aberto, você precisa do número do Renavam, localizado na parte superior do documento do carro e do código de segurança do CRV – antigo DUT. O aplicativo vai gerar o documento automaticamente.

Tags

Autor