COLUNA MOBILIDADE

Motoristas com CNHs vencidas em 2020 devem correr porque o prazo de renovação é curto em Pernambuco. Confira

Detran-PE retomou prazos para renovação de habilitação e outros serviços no Estado nesta quinta-feira (5/8)

Roberta Soares
Roberta Soares
Publicado em 05/08/2021 às 16:58
Notícia
Mayra Cavalcanti/JC Imagem
São mais de 200 mil CNHs vencidas desde o início da pandemia de covid-19 em Pernambuco. Por isso, condutor deve correr - FOTO: Mayra Cavalcanti/JC Imagem
Leitura:

Com a retomada nesta quinta-feira (5/8) pelo Detran-PE dos prazos de vencimento dos procedimentos relacionados aos motoristas e veículos em Pernambuco - como renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e licenciamento de automóveis -, todos os condutores devem estar atentos. Mas aqueles que têm CNHs vencidas entre março e julho de 2020 precisam ser mais ágeis porque o prazo determinado pelo órgão foi curto: as habilitações precisam ser renovadas até o dia 31 de agosto deste ano. Ou seja, menos de 30 dias para fazer a renovação.

O Detran-PE não informou quantas das mais de 200 mil CNHs vencidas desde o início da pandemia de covid-19 estão nesse período, mas garantiu que é um número pequeno. As pendências estariam mais concentradas a partir do fim do segundo semestre do ano passado e no primeiro semestre de 2021. De forma geral, os prazos máximos estipulados pelo órgão de trânsito são até dezembro de 2021 para habilitações que expiraram ainda em 2020, e até outubro de 2021 para as CNHs vencidas no primeiro semestre de 2021.

Confira os novos prazos para renovação da CNH:

CALENDÁRIO DE RENOVAÇÃO DAS CNHS E ACC VENCIDAS EM 2020

DATA VENCIMENTO PERÍODO DE RENOVAÇÃO

Março, Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto/2020 - Até 31 de agosto/2021
Setembro/2020 - Até 30 de setembro/2021
Outubro/2020 - Até 31 de outubro/2021
Novembro/2020 - Até 30 de novembro/2021
Dezembro/2020 - Até 31 de dezembro/2021


CALENDÁRIO DE RENOVAÇÃO DAS CNHS E ACC VENCIDAS EM 2021

DATA DE VENCIMENTO PERÍODO DE RENOVAÇÃO

Janeiro, Fevereiro, Março e Abril/2021 - Até 30 de setembro/2021
Maio, Junho e Julho/2021 - Até 31 de outubro/2021

RENOVE SUA CNH AQUI

DIVULGAÇÃO
A CNH Digital vai ajudar no processo de renovação porque o condutor não tem mais a necessidade de ter o documento impresso. É uma ida a menos ao Detran - DIVULGAÇÃO

OUTROS SERVIÇOS

Com a nova medida, a apresentação de defesa prévia e indicação de condutor infrator, suspensa desde 16 de março de 2020, fica encerrada em 31 de julho de 2021, para as notificações expedidas. Também estão incluídas as notificações que não foram expedidas de 16 de março/20 a 31 de agosto/21, que serão emitidas a partir de 1º de setembro/21 seguindo os prazos legais expressos nas notificações. A nova medida servirá ainda, para apresentação de recursos em processos de suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH, a partir de 4 de agosto/21.

VEÍCULOS

Os prazos para registro e licenciamento dos veículos novos adquiridos desde 3 de março/21 até 31 de outubro/21, como também o prazo para o proprietário tomar as providências referentes à transferência de propriedade de veículos adquiridos desde 12 de fevereiro/21 até 31 de outubro/21. Também trata da vistoria de identificação veicular das certidões expedidas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, que voltam ao prazo regular, a partir de 1º de novembro/21. Os prazos relacionados a Notificações de Autuação e Notificações de Penalidade são referentes aos expedidos pelo Detran-PE ou órgãos de trânsito a ele conveniados.

Thiago Lucas/ Artes JC
Renovação da CNH - Thiago Lucas/ Artes JC

SEM ESTRESSE

Para o Detran-PE, os novos prazos estipulados são adequados e suficientes para que os condutores consigam regularizar seus documentos e pendências. Até mesmo para a renovação das CNHs vencidas entre março e julho de 2020. “Na verdade, foram 13 meses de prazo quando consideramos o mês de julho de 2020 e 19 meses em relação a março do ano passado. Ou seja, houve tempo demais. E digo isso porque desde que retomamos o atendimento à população - após a volta do lockdown em junho de 2020 -, a procura pela renovação de habilitação foi grande. Muitos motoristas não esperaram a retomada dos prazos. Ou seja, mais da metade das CNHs vencidas no período da pandemia foram renovadas. Temos, atualmente, 225 mil sem renovação”, explica o gerente de Habilitação do Detran-PE, Nivaldo Carneiro.

O gerente garante que o órgão está preparado para atender à demanda de condutores no Estado. Outro aspecto destacado pelo gestor é que o volume de CNHs vencidas no período que teve o menor prazo para renovação (de março a julho de 2020, com renovação até 31 de agosto de 2021) é pequeno atualmente. “Como já dissemos, a maioria dos condutores fez a renovação de seus documentos. Muitos, inclusive, por determinação dos empregadores. Outro fator que influenciou foram as mudanças do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entraram em vigor em abril. Muitas pessoas resolveram antecipar a renovação para usufruir da validade de dez anos”, afirma Nivaldo Carneiro.

 

DIVULGAÇÃO
A CNH Digital vai ajudar no processo de renovação porque o condutor não tem mais a necessidade de ter o documento impresso. É uma ida a menos ao Detran - FOTO:DIVULGAÇÃO
Thiago Lucas/ Artes JC
Renovação da CNH - FOTO:Thiago Lucas/ Artes JC

Comentários

Últimas notícias