Vídeo: Mulher se indigna com banheiro multigênero do McDonald’s e chama franquia de 'comunista'
Dois vereadores da cidade já haviam se manifestado em um vídeo contra o banheiro
Repercutiu nas redes sociais, nesta sexta-feira (12), o vídeo de uma mulher indignada com o banheiro multigênero do McDonald’s, em Bauru, São Paulo, e já conta com milhares de compartilhamentos.
"É um absurdo. Estou aqui no McDonald’s e olha isso aqui. Todos os banheiros! Tem que fechar essa imundície desses comunistas. Não admito isso na minha cidade, não quero usar um banheiro onde todo mundo usa. Não aceito. Quero que todos os vereadores de Bauru dêem um jeito nisso”, diz a mulher que vem sendo chamada de ‘Dona Maria’ por internautas.
- "Traz nojo": vereador critica uso de banheiro por pessoas trans
- Júnior Tércio critica aplausos à OAB por placas sobre identidade de gênero em banheiros
- Movimento gay bate em Júnior Tércio por criticar placas sobre identidade de gênero em banheiros na OAB
- Nota técnica garante uso do banheiro conforme identidade de gênero nas escolas
- Joel da Harpa critica nota técnica sobre uso de banheiros de acordo com identidade de gênero
- Alberto Feitosa quer proibir transgêneros em banheiros de Pernambuco
"Deu ruim para o Mc Donalds que terá que modificar todos os seus banheiros porque a Dona Maria não curtiu", ironizou o ator Guilherme Sousa.
Dois vereadores da cidade já haviam se manifestado, na terça-feira (9), em um vídeo contra o banheiro “multigênero”. Na postagem, o vereador Eduardo Borgo (PSL) comenta que foi ao fast food, ao lado do vereador Sergio Pereira Brum (PDT), o "Serginho Brum", e se deparou com o banheiro individual unissex. Nas palavras dele, o banheiro serve de pretexto para a não-binariedade.
Serginho Brum, logo em seguida, se manifesta e diz que ficou constrangido. “Daqui a pouco vira moda isso daí e nossas mulheres e crianças vão ser obrigadas a dividir o banheiro com homens, todos misturados”, diz no vídeo.
Borgo disse ao G1 que pensa em protocolar um projeto de lei que proíba banheiros “multigêneros” em locais públicos. “Estou buscando se há algo na legislação, por enquanto não encontrei nada, mas, penso em apresentar o projeto de lei para regulamentar a proibição”, destacou.
Ele disse ter recebido reclamações e comentários de pessoas que foram ao fast food e se incomodaram com o banheiro, alegando questões de higiene. “Principalmente mulheres reclamam bastante porque o homem urina em pé, e a mulher precisa sentar na mesma tampa que pode conter respingos. Fomos até o local, tiramos a foto e fizemos o vídeo para mostrar o descaso”, diz.
O Mc Donald’s disse, em nota, que tem como compromisso promover ambientes inclusivos e de respeito em seus restaurantes e, por isso, "adotou cabines individuais e de uso independente para que todas as pessoas se sintam bem-vindas e possam utilizá-las com conforto e privacidade". Na nota, a empresa reforça que "está em contato com as autoridades locais para manter suas unidades de acordo com as orientações determinadas por elas."
Confira algumas das reações no Twitter ao vídeo
É eu e minha família não frequentaremos mais o Mc Donalds olha a situação dos banheiros não da pic.twitter.com/4dxC7AuoB9
— Eduardo Gratioli (@Eduardo91685871) November 8, 2021