PANDEMIA

Cidade de São Paulo cancela o Carnaval de rua em 2022

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que a decisão sobre o Carnaval de rua caberá às prefeituras

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 06/01/2022 às 11:59
Notícia
X

A prefeitura de São Paulo decidiu, nesta quinta-feira (6), cancelar a realização do Carnaval de rua 2022 na cidade. A medida veio como resposta ao avanço dos casos de coronavírus pela variante ômicron e também à epidemia de influenza (gripe H3N2). Até mesmo a possibilidade de fazer o evento público de maneira controlada foi descartada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). 

Ao menos 11 capitais já cancelaram o carnaval de rua. O Recife suspendeu a realização da festa de rua, podendo ainda migrá-la para outra data ainda este ano.

Na quarta-feira (5), três organizações ligadas a blocos de rua publicaram um manifesto pelo cancelamento total da festa diante da situação sanitária, com aumento dos atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios em meio ao apagão de dados do Ministério da Saúde.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que a decisão sobre o carnaval de rua caberá às prefeituras, mas se posicionou contrário à realização em todo o estado. "Não é o momento para aglomerações desta ordem. Portanto, a recomendação é evitar que aconteça". 

Recife

Na capital pernambucana, a Prefeitura do Recife afirmou que a decisão "acontece de forma responsável", já que o Recife "enfrenta um crescimento expressivo de casos de gripe e entende, como sempre, que a prioridade deste - e de qualquer momento - sempre será a preservação da saúde e da vida", diz um trecho do comunicado.

Em Pernambuco, os munícipios de Jaboatão dos Guararapes e Bezerros também tiveram o Carnaval 2022 cancelados. No Recife houve a suspensão da festa no mês de fevereiro, mas ainda é aguardado um posicionamento do governo do Estado sobre as realizações de festas privadas no período. 

 

Tags

Autor