Baixas temperaturas

Inmet alerta para geada e risco de tempestade subtropical virar ciclone

Brasil enfrentará ondas de frio, chuvas intensas, ventos fortes e até um ciclone com força de furacão

Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 16/05/2022 às 22:31 | Atualizado em 18/05/2022 às 13:38
O ciclone Yakecan já causou destruição por onde passou. Fenômeno pode virar furacão - TWITTER/INMET

Em pleno outono no hemisfério sul, a passagem de uma frente fria e a formação de um novo ciclone na região Sul devem provocar mudanças de tempo em pelo menos 15 estados. O alerta foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o instituto, a semana começa com geada na Campanha Gaúcha; neve em Santa Catarina e na Serra Gaúcha; frio adentrando na Região Centro-Oeste; e ventos cada vez mais fortes no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 

A formação e deslocamento da frente fria pelo país ainda deve causar também chuvas fortes em áreas do Mato Grosso do Sul, no sul do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais e em áreas de São Paulo e Rio de Janeiro. O Inmet ainda se mostrou preocupado com a possibilidade de alguns efeitos mais extremos causados pela mudança no clima.

Risco de formação de ciclone

O instituto e a Marinha chegaram a divulgar uma nota conjunta na qual informam haver "condições favoráveis para a formação de um ciclone subtropical em alto-mar, na posição 36°S 042°W, aproximadamente 530 milhas náuticas (980 km) ao sul da costa do estado do Rio Grande do Sul, com rápido deslocamento para sudoeste e posterior deslocamento para oeste/noroeste, a partir da manhã do dia 16 de maio".

Ainda de acordo com a nota, caso as condições atmosféricas persistam, o sistema deverá ser classificado como "tempestade subtropical". "A atuação deste sistema meteorológico poderá causar ventos de até 55 nós (100 km/h) no entorno do ciclone, principalmente nos setores leste e sudeste desse sistema, até a noite do dia 16 de maio", complementa a nota.

Na internet, a Marinha mantém atualizados os alertas de mau tempo. Informações meteorológicas podem ser visualizadas também por meio do aplicativo Boletim ao Mar, disponível para download para os sistemas Android e iOS.

CICLONE YAKECAN: O que é? Como se forma o ciclone? O que significa YAKECAN?

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS