Apesar do Dia Internacional do Homem ser comemorado em 19 de novembro, no Brasil, a data também é celebrada nesta sexta-feira. O 15 de julho tem um objetivo diferente do Dia da Mulher, por exemplo, quando é lembrada a luta das mulheres por direitos: é uma data para conscientização dos próprios homens.
Segundo o UOL, o Dia Internacional do Homem foi criado pelo governo de Mikhail Gorbachev, da União Soviética, para homenagear figuras importantes do então país. Com o passar do tempo, começou a ser incorporado por outros territórios.
Mas também há quem diga que a data foi criada pelo médico Jerome Teelucksingh, em Trindade e Tobago, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os cuidados da saúde e igualdade de gênero masculino em 1999.
No Brasil, quem propôs a data foi a Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Um dos principais objetivos é chamar a atenção para problemas e circunstâncias que possam atingir especificamente pessoas do gênero.
Um exemplo o câncer de próstata, que no Brasil é o segundo mais comum entre os homens. Outras doenças relacionadas ao uso do tabaco e de bebidas alcoólicas também são colocadas em questão na oportunidade na data.
Objetivos
Os objetivos celebrados nesta data estão definidos nos "Cinco pilares do dia Internacional do Homem":
- Promover papéis masculinos positivos, não apenas de estrelas do cinema, soldados ou esportes, mas de homens do dia a dia cujas vidas são decentes e honestas;
- Comemorar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, comunidade, vizinhança, família, casamento, guarda de crianças e meio ambiente;
- Focar na saúde e bem-estar do homem: social, mental, emocional, físico e espiritual;
- Destacar a discriminação contra os homens e meninos; nas áreas de serviços sociais, nas atitudes e expectativas sociais, e no direito;
- Criar um mundo mais seguro e melhor, onde as pessoas possam se sentir seguras e crescer para alcançar seu pleno potencial.