Para quem gosta de observar estrelas cadentes, ou para quem nunca viu esse fenômeno e quer tentar desta vez, entre esta sexta-feira (12) e o sábado (13) é um ótimo momento.
As Perseidas, ou chuva de meteoros, acontece todos os anos quando a Terra passa por nuvens de partículas e poeiras cósmicas, como pedacinhos de rochas muito pequenos, que se incendeiam ao entrar na atmosfera terrestre.
A chuva de meteoros pode ser vista em qualquer lugar do mundo, mas o fenômeno é mais nítido nos países do Hemisfério Norte.
No Brasil, os moradores das regiões Norte e Nordeste, portanto, estão melhor posicionados.
Curiosamente, este ano um outro fenômeno astronômico pode tirar o brilho do festival de estrelas cadentes. A Lua de Esturjão, com seu brilho intenso, pode ofuscar um pouco a nitidez das Perseidas.
Essa chuva de meteoros é bastante esperada pelos astrônomos e observadores amadores do céu por ser previsível. Acontece todos os anos entre o final de julho e meados de agosto.
Como fazer para observar a chuva de meteoros
Para ver melhor uma chuva de meteoros, é necessário que o céu esteja limpo, ou seja, sem nuvens de preferência. Dê uma olhada na previsão do tempo.
O melhor local para observar chuva de meteoros é longe das grande cidades (a iluminação dos postes e prédios prejudica a visualização das estrelas)
O ideal é um local onde possa se ter uma ampla visão do céu, pode ser um local elevado ou o campo aberto, o mais escuro possível
Deite-se no chão e vasculhe o céu na direção Leste- Nordeste
Os cientistas dizem que é possível ver até 100 pequenos meteoros por hora ou, se você tiver sorte, um meteoro maior, que aparecerá como uma bola de fogo no céu.