ASTRONOMIA

CHUVA DE METEOROS 2022: fenômeno poderá ser observado no Brasil nesta sexta e sábado. Vejas as dicas

As Perseidas são como um festival de estrelas cadentes que acontece todos os anos

Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 11/08/2022 às 21:16 | Atualizado em 12/08/2022 às 0:31
As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra passa pelo rastro de detritos empoeirados deixados por um cometa - NEALE LASALLE/PEXELS

Para quem gosta de observar estrelas cadentes, ou para quem nunca viu esse fenômeno e quer tentar desta vez, entre esta sexta-feira (12) e o sábado (13) é um ótimo momento.

As Perseidas, ou chuva de meteoros, acontece todos os anos quando a Terra passa por nuvens de partículas e poeiras cósmicas, como pedacinhos de rochas muito pequenos, que se incendeiam ao entrar na atmosfera terrestre.

A chuva de meteoros pode ser vista em qualquer lugar do mundo, mas o fenômeno é mais nítido nos países do Hemisfério Norte.

No Brasil, os moradores das regiões Norte e Nordeste, portanto, estão melhor posicionados.

Curiosamente, este ano um outro fenômeno astronômico pode tirar o brilho do festival de estrelas cadentes. A Lua de Esturjão, com seu brilho intenso, pode ofuscar um pouco a nitidez das Perseidas.

"Lua de Esturjão", a última superlua de 2022 - YASSER AL-ZAYYAT / AFP

Essa chuva de meteoros é bastante esperada pelos astrônomos e observadores amadores do céu por ser previsível. Acontece todos os anos entre o final de julho e meados de agosto.

Como fazer para observar a chuva de meteoros

Para ver melhor uma chuva de meteoros, é necessário que o céu esteja limpo, ou seja, sem nuvens de preferência. Dê uma olhada na previsão do tempo.

O melhor local para observar chuva de meteoros é longe das grande cidades (a iluminação dos postes e prédios prejudica a visualização das estrelas)

O ideal é um local onde possa se ter uma ampla visão do céu, pode ser um local elevado ou o campo aberto, o mais escuro possível

Deite-se no chão e vasculhe o céu na direção Leste- Nordeste

Os cientistas dizem que é possível ver até 100 pequenos meteoros por hora ou, se você tiver sorte, um meteoro maior, que aparecerá como uma bola de fogo no céu.


 


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS