Reduto bolsonarista no Pará, a cidade de Novo Progresso, no sudoeste do estado, registrou cenas de guerra nesta segunda-feira (7). O momento em que equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) tentaram desbloquear a BR-163, que está parcialmente interditada em ato antidemocrático se transformou num confronto belicoso, com disparos, arremessos de cadeiras e pedras contra as viaturas.
Viaturas da PRF foram atacadas por manifestantes que mantêm bloqueio na BR-163. Uma criança sofreu intoxicação pelo uso de gás, lançado pela PRF contra o bloqueio, e precisou ser socorrida. Um agente da PRF foi ferido pelos manifestantes.
Na mesma cidade, uma árvore ameaçada de extinção foi derrubada para bloquear uma estrada.
A cidade de Novo Progesso é um reduto bolsonarista. No segundo turno das eleições, o município garantiu 79,60% dos votos a Bolslonaro, 12.824. Lula, candidata vencedor, recebeu 17,57% (2.830).
Da população, muitos dos que migraram para a região são do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que estabeleceram-se na região do Tapajós, e depois aproveitaram a era do ouro.
Atualmente, o município possui três distritos, Riozinho das Arraias, Alvorada da Amazônia e Vila Izol-Km1000. O município possui várias povoações importantes, como: Comunidade de Santo Antônio, no km 1.140; Vila Bandeirante, a 30 km da sede; Agrovila, no km 1.027; além de Santa Júlia, Nova Veneza, São José, Nova Veneza, Rosa Mística, Carro Velho, São Roque e Comunidade de Linha Gaúcha.