No dia 21 de abril, é comemorado o feriado do dia de Tiradentes. Entenda mais sobre a história:
Tiradentes foi condenado à morte por enforcamento, no dia 21 de abril de 1792, na cidade do Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado e suas partes expostas em locais públicos, para desencorajar qualquer outro tipo de rebelião.
Tiradentes foi acusado pelos portugueses de liderar o movimento da Inconfidência Mineira.
Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, ele foi o único dos envolvidos no movimento a receber a pena de morte, os outros envolvidos foram perdoados pela Coroa Portuguesa.
Qual objetivo da Inconfidência Mineira?
A Inconfidência Mineira foi um dos primeiros movimentos organizados para conseguir a independência do país em relação a Portugal.
Surgiu em um contexto de insatisfação com a dominação portuguesa e a exploração dos recursos naturais do Brasil. Os participantes da Inconfidência defendiam também a criação de um governo próprio, a libertação dos escravos e a igualdade de direitos entre as pessoas.
Por que deu errado?
Seus participantes queriam romper os laços com Portugal e instalar uma república. Mas um dos seus participantes delatou o movimento.
Durante o julgamento, todos os que tinham posses conseguiram escapar da pena máxima, menos Tiradentes. Porque era ele quem saía às ruas, procurando conquistar o povo a aderir o movimento.
Executado como criminoso, Tiradentes se transformou no primeiro herói brasileiro, logo após a Independência, em 1822.