Nessa quarta-feira (10), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou ter encontrado amido no requeijão, sem indicação no rótulo, no comércio varejista.
O amido foi encontrado no requeijão comum e no de tipo cremoso.
A operação do Ministério de Agricultura foi realizada em nove estados: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
De acordo com matéria do G1, a inspeção aconteceu em 66 estabelecimentos e foram coletadas 180 amostras de requeijão. Dentre as amostras, nove apresentaram a presença de amido.
Os produtos que possuíam amido foram apreendidos. De acordo com o Ministério da Agricultura, os devidos estabelecimentos sofreram autuação em processo administrativo específico.
FRAUDE DO REQUEIJÃO
Como a produção não correspondia ao que estava no rótulo, esse golpe é considerado uma fraude econômica.
Seguindo o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Requeijão, é obrigatório que a embalagem indique a adição de amido ao requeijão.
DO QUE É FEITO O REQUEIJÃO?
De acordo com o regulamento, para ser rotulado "requeijão cremoso", o produto deve conter somente: leite ou leite desconstruído; creme, manteiga ou gordura anidra de leite.
Para ser rotulado apenas "requeijão", o produto deve conter apenas fusão de uma massa de coalhada dessorada e lavada, com ou sem adição de creme de leite, manteiga e gordura anidra de leite.