Uma suspeita de sequestro a uma aeronave que saia de Recife com destino à São Paulo fez o aeroporto de Congonhas (SP) suspender temporariamente voos e decolagens.
Segundo a Infraero, 24 voos tiveram alterações desde às 20h50 da noite desta sexta-feira (25).
De acordo com informações do G1, a aeronave fez o pouso em Congonhas e encaminhada para uma pista auxiliar, onde permaneceu lá até novas orientações.
O avião passou por uma inspeção e o desembarque foi autorizado logo em seguida. As empresas Azul e Latam, que tiveram os voos alterados, enviaram nota.
VOOS CANCELADOS
De acordo com o painel da Infraero, dois voos que pousariam em Congonhas foram deslocados para outros aeroportos. Outros 13 não puderam pousar.
Ainda não houve retorno da Infraero e da Gol.
ATUALIZAÇÃO: VEJA A NOTA DA INFRAERO
A Infraero publicou nas redes sociais uma nota sobre o ocorrido na noite desta sexta. Confira na íntegra:
"O aeroporto de Congonhas teve suas operações suspensas às 20h49 desta sexta-feira (25), durante aproximação do voo Azul 4277, originário de Recife (SBRF).
A torre de controle do aeroporto recebeu mensagem equivocada da cabine da aeronave, com código que trata de apoderamento ilícito. Diante dessa situação, a aeronave após o pouso foi direcionada para posição de intervenção conforme protocolo estabelecido no Programa de Segurança, e as operações foram suspensas.
Em seguida, a Polícia Federal iniciou os procedimentos de segurança e constatou que não se tratava de apoderamento ilícito. As operações foram retomadas às 21h49."
VEJA NOTA DA AZUL E LATAM SOBRE VOOS
Nota da Azul:
"A Azul informa que o voo AD 4277 que saiu de Recife com destino ao Aeroporto de Congonhas em São Paulo apresentou uma suspeita de interferência ilícita.
Os procedimentos para essa situação foram seguidos pela companhia, por todas as instituições e autoridades envolvidas.
Após a confirmação da normalidade, a aeronave seguiu para a posição de parada final. Os Clientes e Tripulantes desembarcaram em total segurança".
Nota da LATAM:
"A LATAM informa que precisou alternar alguns pousos e cancelar voos por suspensão temporária de todas as operações no Aeroporto de Congonhas (São Paulo) na noite desta sexta-feira (25/8).
Apesar do fato totalmente alheio ao seu controle, a LATAM está oferecendo toda a assistência necessária aos seus clientes afetados por estas alterações".
***Matéria em atualização.