Com a chegada das férias, muitos tutores planejam suas viagens ao lado de seus pets. Viajar com um animal de estimação exige cuidados, e para garantir que tudo ocorra bem e em segurança, algumas orientações são fundamentais. Uma programação prévia e responsável é a chave para aproveitar cada momento e garantir que todos tenham experiências positivas.
"Viajar com os pets é uma ótima oportunidade para vivenciar momentos especiais e criar ainda mais conexão com eles. É fundamental, no entanto, considerar o bem-estar e o conforto dos animais durante os períodos fora de casa, e, para isso, certos cuidados são essenciais", comenta Priscila Rizelo, Médica-Veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil.
A especialista complementou dizendo que: “O planejamento antecipado faz parte da guarda responsável, além disso, considerar as necessidades individuais do animal para que ele também possa usufruir da viagem, é fundamental”.
Veja algumas dicas para uma viagem segura e agradável com os pets:
Consulte um Médico-Veterinário
Antes de viajar, agende uma consulta com o Médico-Veterinário para um check-up completo do animal. Certifique-se de que as vacinas estão em dia e obtenha um atestado de saúde válido para viagens, especialmente se estiver indo para outra região ou país. Discuta também a prevenção de parasitas, como pulgas e vermes, para garantir que o pet esteja protegido durante a viagem. Se ele costuma se sentir enjoado durante viagens de carro, discuta com o Médico-Veterinário possíveis alternativas para contornar essa situação.
Alimentação adequada é indispensável
Leve o alimento que o animal consome habitualmente, garantindo quantidade suficiente para toda a viagem. Considere o “mix feeding”, combinando as versões úmida e seca do alimento. Essa combinação proporciona uma dieta balanceada e mantém seu pet saudável e hidratado durante o período.
Monte um kit de viagem para o seu pet
Prepare um kit de viagem que inclua itens essenciais, como caixa de transporte apropriada, guia, coleira com suas informações de contato, comedouros, brinquedos, caminha, manta, itens de higiene e medicamentos de emergência prescritos pelo Médico-Veterinário. Estar preparado para qualquer situação garante uma experiência tranquila para todos.
Atenção nos passeios ao ar livre e às altas temperaturas
Ao passear ao ar livre, evite a exposição solar entre 10h e 16h para proteger seu pet do calor excessivo. Ofereça sombra e água fresca, especialmente nos dias mais quentes, e proteja as patinhas para evitar queimaduras pelo contato com superfícies quentes ou areia. Evite deixá-lo sozinho por longos períodos e mantenha um ambiente com ar condicionado ou ventiladores para ajudar a controlar a temperatura corporal. Além disso, mantenha o animal sempre na guia e leve sacolas para a coleta adequada de fezes.
Cuidados especiais em praias, sítios e fazendas
Se o destino for campo ou praia, esteja atento às picadas de insetos e realize uma dedetização prévia do ambiente onde seu pet irá circular para protegê-lo contra insetos transmissores de doenças. Fique atento à dirofilariose canina e à leishmaniose, ambas doenças transmitidas por mosquitos, e tome medidas preventivas para garantir que ele permaneça saudável durante toda a viagem. Além disso, esteja ciente das doenças específicas da região e siga as orientações do Médico-Veterinário para evitar riscos à saúde do animal.
Hospedagem pet friendly
Ao escolher acomodações, opte por hotéis e estabelecimentos pet friendly. Certifique-se de que o local e profissionais estejam aptos para receber animais e ofereça um ambiente seguro e confortável para o seu pet durante a estadia e sua ausência.
Sensibilidade dos gatos ao sair do próprio ambiente
Diferente dos cães, os gatos tendem a ficar estressados ao deixar seu próprio território. Para os felinos, permanecer em casa com cuidados regulares de um profissional capacitado é o recomendado e a melhor opção. Mudanças de ambiente geram desconforto e ansiedade nesses pets, impactando negativamente em seu bem-estar. Se a viagem for inevitável, garanta um ambiente seguro e familiar, com telas de proteção e itens familiares, como brinquedos e mantas. Discuta com o Médico-Veterinário estratégias para minimizar o estresse do animal durante a viagem.