INVESTIGAÇÕES

'Estou tão curioso quanto vocês', diz ministro da Defesa sobre óleo no Nordeste

Fernando Azevedo e Silva foi questionado sobre de quem é a responsabilidade da substância

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/10/2019 às 17:49
Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
Fernando Azevedo e Silva foi questionado sobre de quem é a responsabilidade da substância - FOTO: Foto: Filipe Jordão/ JC Imagem
Leitura:

"Estou tão curioso quanto vocês". Foi com essa frase que o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, respondeu quando questionado sobre de onde veio o petróleo cru que está atingindo o litoral do Nordeste desde o final de agosto. O ministro visitou Pernambuco nesta quarta-feira (30) e sobrevoou as praias afetadas. 

Antes de chegar em Pernambuco, Azevedo esteve no Pará. Após a coletiva, realizada na Capitania dos Portos, localizada no Centro do Recife, o ministro seguiu para a Bahia. Segundo ele, a operação para conter a substância tem três fases. A primeira, voltada para a investigação da origem do óleo, a segunda, é para a contenção da substância e a terceira é voltada para o controle dos danos nas praias. 

O ministro disse que ainda não há como informar nada conclusivo sobre as investigações. Sobre a possibilidade da chegada do óleo no Sudeste, Azevedo disse que "por enquanto, o que está aparecendo mais ao sul é a região de Ilhéus (na Bahia)". 

Visita

A visita do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, nesta quarta-feira (30), foi realizada com o intuito de acompanhar as ações de prevenção, monitoramento e limpeza das praias atingidas pelo óleo. Ele sobrevoou as localidades afetadas e visitou o Centro Operacional Regional da Operação Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida no Recife, na Capitania dos Portos de Pernambuco, no Bairro do Recife. 

Antes de Pernambuco, o ministro visitou o Pará e após coletiva realizada na Capitania dos Portos, seguiu para a Bahia.

Operação Amazônia Azul – Mar limpo é Vida

A "Operação Amazônia Azul – Mar limpo é Vida" é conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Ministério da Defesa. A coordenação operacional está a cargo da Marinha do Brasil, em conjunto com Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, e conta com o apoio das agências e órgãos federais, estaduais e municipais.

No dia 22 de outubro, durante visita a Pernambuco por conta do óleo, o ministro disse que o governo federal estava se esforçando para atender os estados atingidos pela substância.

"Nós estamos fazendo todo o esforço possível para atender os estados deste lamentável incidente", afirmou.

Últimas notícias